26 de outubro de 2016

Evento aponta facilidades para empresários que querem montar sua empresa na Espanha

Evento aponta facilidades para empresários que querem montar sua empresa na Espanha

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

Entre os principais benefícios estão mão de obra qualificada e baixo custo laboral

Mão de obra qualificada com baixos custos laboral e logístico, excelente infraestrutura e qualidade de vida. Essas são algumas das vantagens oferecidas para empresas brasileiras que querem se instalar na Espanha, de acordo com o que foi apresentado no seminário “Espanha como destino e porta de entrada para a Europa, África e Ásia”, realizado nesta quarta-feira (26) na Associação Comercial de Santos (ACS).

 O evento, promovido pelo escritório comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo, com apoio da ACS, do Ciesp-Santos e do Sebrae SP, começou às 9h30 e mais de 70 pessoas participaram.

Antes do início das palestras, o diretor da ACS, Alexandre Ehrenberger, levou a comitiva para conhecer as salas da Casa e os famosos quadros da Associação, entre eles, o instalado na sala da presidência, de Benedito Calixto.

 Ele aproveitou o momento para ressaltar a importância de trazer eventos como este para os empresários santistas. “A Associação é a Casa do Empresário e nos honra receber esse seminário, que tem como objetivo gerar novas oportunidades para os santistas. É na crise que temos um motivo maior para sair da zona de conforto. E a Espanha é uma porta de entrada, temos a facilidade da língua e a proximidade com toda a Europa. Além disso, Espanha e Brasil já assinaram acordos bilaterais de compensação tributária que estão em vigor e eles (espanhóis) facilitam bastante a questão tributária, a apuração fiscal. Então, é uma excelente oportunidade de expansão de negócios”.

 Após Alexandre Ehrenberger abrir o evento, o gerente regional do Sebrae, Paulo Sergio Franzosi, fez uma breve apresentação. Na sequência, o diretor regional do Ciesp, Erik Sanches, falou sobre os programas de negócios do Ciesp e apresentou um balanço  relativo aos negócios do setor industrial na região e no Estado de São Paulo.

Palestras

 A primeira palestrante foi a conselheira econômica e comercial da Embaixada, Ana Fornells. Ela falou sobre o quão propício é o momento atual para a expansão das empresas para outros países.

 “Principalmente num momento de crise econômica, é importante expandir os negócios. É preciso ter uma empresa global, internacional, não se pode só focar em um mercado. E, com certeza, a Espanha é uma excelente porta de entrada para quem quer expandir sua empresa para a Europa”.

Segundo ela, uma entre as principais vantagens é a mão de obra do País. “Nossa mão de obra é muito qualificada, temos muitas universidades e o custo laboral é mais baixo do que em outros países da União Europeia”.

 Outro ponto importante refere-se ao custo logístico. “Nossos custos logísticos são menores e nossa infraestrutura muito boa. Temos ferramentas financeiras, inclusive um projeto voltado para empreendedores de fora. Caso eles passem pelo processo seletivo, ficam em Madri ou em Barcelona com apoio logístico nosso. Oferecemos uma rede de relacionamento para que eles possam obter investimentos para seus projetos”.

Na sequência, Pedro Ubeda, diretor do escritório de Promoção de Negócios Extenda no Brasil, fez uma apresentação sobre o mercado e as oportunidades de Andaluzia, uma das maiores regiões da Europa.

 “A região de Andaluzia é a primeira produtora do mundo de azeite de oliva e azeitonas e a primeira produtora da Europa em frutas e vegetais. A Espanha é o primeiro produtor orgânico da Europa e Andaluzia tem 54% do mercado espanhol”.

 A diretora-executiva da Câmara Oficial Espanhola no Brasil, Carolina Carvalho, apresentou aos participantes o funcionamento da Câmara.

 “É uma associação empresarial, que atua há mais de 60 anos na promoção das relações econômicas e melhora do ambiente de negócios no Brasil e na Espanha”.

 A penúltima apresentação foi de Rafael Garcia Sanz, diretor-comercial da CESCE Brasil, empresa especializada em seguro, garantia e soluções para a gestão dos riscos de crédito. Ele falou sobre a internacionalização de empresas e vantagens econômicas e fiscais para empresas brasileiras.

 “Nossa tarefa é mitigar os riscos que existem nos setores de importação e exportação”.

 Por fim, Javier Villalon, da FPV Proyectos Empresariales explicou ao público os trâmites jurídicos que ocorrem após a internacionalização. Alguns deles, mais simples do que os que são feitos no Brasil.

 “Por exemplo, abrir uma conta em um banco espanhol é bem mais fácil do que abrir uma conta no Brasil”. Outra questão importante é sobre o visto para investidores estrangeiros, uma vez que os familiares também podem se beneficiar do visto/autorização.

 Mais informações pelos telefones (11) 5105-4378/4382 pelos e-mails saopaulo@comercio.mineco.es e cvolpini@comercio.mineco.es ou pelo site www.spainbusiness.com.br .

 Todas as palestras do seminário estão disponíveis nos links abaixo:

 INVESTIR NA ESPANHA

ANDALUZIA

CÂMARA ESPANHOLA

CESCE

CONFERENCIA FPV

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.