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A Tribuna / 14/8/2012
# Licitações foram reveladas por Alckmin durante a abertura do Santos Export
O Governo do Estado licitará,nos próximos 70 dias, duas grandes obras para reduzir os gargalos nos acessos rodoviários ao Porto de Santos, hoje, os principais problemas logísticos do complexo. A melhora será obtida com a construção de um viaduto na Via Anchieta, no entroncamento com a Rodovia Piaçaguera-Guarujá, em Cubatão, e o alargamento da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em um trecho de cerca de oito quilômetros.
Os projetos foram anunciados pelo governador Geraldo Alckmin durante sua participação na abertura da 10a edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, na noite de ontem, no Casa Grande Hotel, em Guarujá.
O seminário é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação e uma realização da Una Marketing de Eventos. Segundo Alckmin, os dois empreendimentos vão representar um investimento de mais de R$ 300 milhões. Serão cerca de R$ 150 milhões para o novo viaduto da Anchieta e R$ 153 milhões para o alargamento da Piaçaguera-Guarujá, que vão ampliar as faixas de rolagem e dotar as pistas, nos dois sentidos, de ciclovias.
As obras para facilitar os acessos aos terminais do Porto foram algumas das medidas listadas por Alckmin para melhorar o transporte de cargas no Estado. Nesse sentido, o governador também anunciou que, hoje, será publicado o resultado da pré-qualificação dos consórcios que disputam a construção do Trecho Norte do Rodoanel.
Há 18 grupos, inclusive internacionais, interessados na construção dos seis lotes desta parte da via expressa. A obra deve começar no próximo ano. “Teremos simultaneamente as obras do Trecho Norte e do Trecho Leste, que devem ficar prontas (as da parte Leste) até abril de 2014. São as duas que faltam para fecharmos os 184 quilômetros do Rodoanel".
As obras do Trecho Leste tiveram início há um ano. Elas representam um investimento de R$ 2,8 bilhões e devem levar cerca de 30 meses. O empreendimento é inteiramente realizado pela concessionária SPMar,que venceu a licitação para explorar este trecho e o Sul (já construído).O anel rodoviário é estratégico para o Porto de Santos, ao facilitar a passagem de cargas pela Grande São Paulo. Além do Sul, já está em operação o Trecho Oeste.
ANEL FERROVIÁRIO
Outra obra citada por Alckmin que facilitará ot ransporte de cargas entre o Porto e outras regiões do País é o Ferroanel, o anel ferroviário a ser implantado ao redor da Região Metropolitana de São Paulo, em uma parceria entre Estado e União.
Está prevista a construção de dois tramos, o Sul e o Norte, este último, nas proximidades do trecho Norte do Rodoanel. O governador espera que "novidades" sejam anunciadas pela presidente Dilma Rousseff amanhã, em Brasília, como parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) das Concessões. "Certamente o Ferroanel é uma das ações do Governo Federal para melhorar a economia. E lutamos para que sejam feitas as duas obras conjuntas, do (tramo) Sul e do Norte. Hoje, os trens de carga (com destino ao Porto) passam pela Estação da Luz, mas só de madrugada,quando não passam trens de passageiros. Eles têm de esperar. E a carga ocupa o espaçodo passageiro. Com o Ferroanel, a carga vai passar ao redor da Grande São Paulo",explicou.
SOLENIDADE
A solenidade de abertura do Santos Export reuniu mais de 300 autoridades e empresários do setor no Casa Grande Hotel. Durante seu discurso, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini,comentou a evolução do seminário em suas dez edições, a missão do evento, de debater o desenvolvimento do cais santista, e o crescimento do complexo no período.
Ele lembrou que as principais preocupações da comunidade portuária, em 2003,eram a falta da dragagem de manutenção do canal de navegação do Porto e os problemas de acesso aos terminais - questões resolvidas na última década, com a retomada da dragagem e a construção de trechos da Avenida Perimetral da Margem Direita (em Santos). Hoje, os problemas estão nos acessos à região, pontuou.
Também participaram da solenidade o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Tiago Lima e Pedro Brito, os deputados federais Marcio França (PSB-SP), Beto Mansur (PPSP), Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e Vicente Cândido (PT-SP),os deputadosestaduais Telma de Souza (PT) e Luciano Batista (PSB), o presidente da Codesp, Renato Barco, os prefeitos João Paulo Papa (Santos) e Maria Antonieta de Brito (Guarujá), o superintendente- adjunto da Receita Federal em São Paulo, Marcos Fernando Prado de Siqueira,o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Santos, Cleiton Alves dos Santos, o capitão dos portos de São Paulo, o capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Ribeiro de Souza, e o reitor do Centro Universitário Lusíada, Nelson Teixeira.
Ainda estavam presentes diretores de A Tribuna e da TV Tribuna.