14 de agosto de 2025

Summit O Poder Delas promove força e conscientiza mulheres em pleno Agosto Lilás

Com a proposta de fortalecer, dar voz e informar as mulheres, o Summit O Poder Delas, realizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Santos (CMEC) e pela Associação Comercial de Santos (ACS) nesta quarta-feira (dia 13), no Teatro Municipal Braz Cubas, entregou tudo isso e especialmente apoio no Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Para uma plateia essencialmente feminina, o Summit promoveu em quatro horas de duração dois painéis, Mulheres no Porto e Forças que Inspiram, trazendo somente mulheres para trocar suas experiências de vida e no mercado de trabalho, intervenção artística com Ju Bordallo, palestras sobre empreendedorismo e um vídeo motivacional para elas. Contou com a presença de Ana Claudia Brada, presidente do CMEC Nacional, Nina Barbosa, secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos de Santos, a vereadora Renata Bravo, entre outras autoridades.

O painel Mulher no Porto teve a participação de Cristina Castro, superintendente de ESG e Inovação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Cristina Rodrigues, assessora da Diretoria de Infraestrutura da Autoridade Portuária de Santos, Mariana Pescatori, diretora Institucional e Regulatório da Hidrovias do Brasil, Patrícia Brentano, head de produto da Norcoast, e Rose Fassina, diretora do Grupo Fassina e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista. A mediação ficou a cargo de Beatrice Toledo, gerente-executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil.

Elas falaram da importância de as mulheres puxarem outras mulheres para ocupar cargos de liderança e da adoção das cotas para um desenvolvimento mais igualitário entre homens e mulheres. “Está havendo uma evolução das políticas públicas em prol das mulheres, mas isso leva tempo. Ainda temos que provar todos os dias que somos capazes”, destacou Mariana.

Inspiração - Já o painel Forças que Inspiram trouxe relatos emocionantes de Cristiana Oliveira, atriz e empresária, Débora Taylor, fundadora da PRJCT Run, Paula Esteves, fundadora e CEO da Worklover, Tereza Shiff, psicóloga, e Cristina Castro, que repetiu sua participação, desta vez como criadora da Inteligência Artificial Eu sou a Gloria, voltada para o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. A mediação foi de Arminda Augusto, gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna.

Um dos destaques do painel foram os números alarmantes de violência contra a mulher no Brasil: a cada 1h25min uma mulher morre vítima de feminicídio e a cada 2 segundos sofre violência, sendo que 68% dos casos acontecem dentro de casa. “Precisamos ensinar às meninas o que é assédio. Temos que olhar nos olhos das outras mulheres, dar as mãos e dizer ‘Eu estou aqui’”, colocou Cristina.

Já a atriz Cristiana Oliveira surpreendeu ao falar que também foi vítima de um relacionamento abusivo há 17 anos. “Escondi muito isso, mas hoje falo. Não há privilégios. Essa violência acontece com qualquer mulher”.

Para Eliane Sammarco, presidente do CMEC Santos, a proposta deste segundo Summit foi alcançada. “Quisemos fortalecer, dar voz, inspirar e cercar outras mulheres para se tornarem mais poderosas”.

Assinatura – Durante o Summit O Poder Delas foi assinado acordo de cooperação entre a Associação Comercial de Santos e a Brasil Terminal Portuário para a criação de banco de talentos do Programa BTP com Elas. O objetivo é oportunizar às mulheres formadas no curso vagas de trabalho no setor logístico e portuário nas empresas associadas da ACS.

O documento foi assinado pelo presidente da ACS, Mauro Sammarco, a presidente do CMEC Santos, Eliane Sammarco, a coordenadora de Recursos Humanos da BTP, Karina Keller, e a coordenadora de Comunicação da BTP, Paula Bertelli.

O Summit O Poder Delas contou com patrocínio e apoio de Brasil Terminal Portuário, Construtora Miramar, Eldorado Brasil, Reliance Agenciamento e Serviços Portuários, Sicredi, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Ministério dos Portos e Aeroportos, Autoridade Portuária de Santos, Instituto Brasileiro de Infraestrutura, Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos e Prefeitura Municipal de Santos.

 

 

 

 

Evento reuniu centenas de mulheres para reflexões e empoderamento

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.