“CABAÇAS DE AXÉ - Orixás em Nós” é a exposição que entra em cartaz nesta quinta-feira (dia 8), às 18 horas, em vernissage com a presença da artista visual Andressa Oliveira, na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico.
Na mostra, Andressa Oliveira apresenta cabaças com até 2,5 metros, entrelaçadas por fios, miçangas e outros elementos simbólicos, que se transformam em esculturas evocando a presença espiritual dos Orixás no cotidiano.
Inspiradas na simbologia sagrada das cabaças e na estética ritualística das religiões de matriz africana/afrobrasileira, as obras dialogam com a Umbanda, religião da artista, e com sua ancestralidade.
A instalação cria um ambiente de contemplação e respeito, convidando o público a uma experiência que une estética, espiritualidade e memória coletiva, reafirmando a legitimidade, o respeito e a força simbólica das religiões de matriz africana no Brasil.
“Essas cabaças representam presenças encantadas, forças que caminham com a gente todos os dias. Ao transformá-las em esculturas, eu materializo essa memória espiritual que me atravessa”, afirma Andressa Oliveira, cofundadora do movimento Cena Cidade e uma das idealizadoras da feira gráfica OBAOBA, ambas iniciativas atuantes no Centro Histórico de Santos, onde também mantém seu ateliê.
A exposição é um projeto contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 004/2024 - SECULT, por meio da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A mostra fica em cartaz na ACS, na Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico de Santos, até dia 31 de janeiro. O horário de visita é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entrada gratuita.