21 de agosto de 2018

9ª Semana do Jovem Empreendedor começa com palestra sobre construção civil e mercado imobiliário

9ª Semana do Jovem Empreendedor começa com palestra sobre construção civil e mercado imobiliário

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A 9ª edição da Semana do Jovem Empreendedor, iniciativa da Associação Comercial de Santos Jovem - ACS Jovem, começou nesta segunda-feira (21) com um debate sobre construção civil e mercado imobiliário. A programação segue até sexta-feira (24), em diversas universidades da Cidade (ver abaixo).

 

A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Universidade Santa Cecília – UniSanta. O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, ressaltou em seu discurso que a Semana do Jovem Empreendedor é uma demonstração de cidadania.

“Nos dias de hoje, além da formação acadêmica, essa participação de vocês, agora debatendo e se engajando em torno das grandes questões, é um diferencial fundamental para a construção do nosso futuro”.

O coordenador da ACS Jovem, Marcelo Teixeira Filho, disse em sua fala que as finalidades deste evento são discutir, proporcionar conhecimento e fomentar o empreendedorismo na região.

 

“Todos nós acreditamos no empreendedorismo e que, por meio dele, podemos realizar nossos sonhos. Em momentos de crise política e financeira desenvolvemos esses encontros e as palestras para confirmar que podemos crescer em nosso País e que há oportunidade para todos”.

Em seguida, foram entregues os certificados de participação aos palestrantes da noite.

Apresentações e debate

A mediadora do primeiro debate, que teve como tema “Futuro e oportunidade na construção civil e mercado imobiliário” foi Claudia Duarte, jornalista do Grupo Tribuna. Os participantes convidados para este primeiro encontro foram: Iná Castaldi (Vértice Construções Civis), Roberto Barroso (Engeplus), Ronaldo Roldão Barbosa (Lopes Intermediação Imobiliária) e o secretário de Infraestrutura e Edificações de Santos, Angelo Costa.

 

Cada um apresentou sua trajetória profissional, seus principais desafios e conquistas. A primeira a falar foi Iná Castaldi, sócia e diretora-técnica da Vértice, onde começou na década de 80.

“Não é fácil porque há 40 anos não tinha ramo para mulher, tinham poucas opções. Na engenharia, então, nem se fala. Eu escolhi a civil e se pudesse escolheria de novo”.

Na sequência, Roberto Luiz Barroso Filho, proprietário da Engeplus, contou sua trajetória desde quando iniciou os estudos em engenharia.

 

“Era o melhor aluno, então, consegui bolsa. Meu pai resolveu montar uma empresa comigo, vendo meu esforço. Mas, recebi na época uma proposta para ganhar três vezes o salário de um engenheiro para trabalhar em outro lugar. Eu aceitei, era a maior empresa do Brasil. Comecei arrumando sozinho terreno a preço de custo, até que consegui fazer cinco prédios aos 26 anos de idade. Não tinha dinheiro pra comprar terreno, então, era tudo na base da permuta. Até que a família Teixeira me deu uma oportunidade, foi o grande impulso na minha vida, de fazer os prédios todos da faculdade. Depois, tive oportunidade de fazer os prédios da Unimes também. Não foi fácil, mas minha empresa hoje tem 30 anos”.

O terceiro da noite a apresentar sua história foi o diretor-geral da Lopes Intermediação Imobiliária, Ronaldo Roldão Barbosa, que relembrou o início de sua vida no mercado de trabalho como vendedor de roupas, em um shopping no Rio de Janeiro.

 

“Depois, fui representante de uma marca em São Paulo. Lá, tive oportunidade de atender um diretor da Abyara, que me falou: “alemão, vem vender apartamento que você vai ganhar mais” e eu fui. Até que em 2009 tive a oportunidade de vir para Santos, durante o boom imobiliário, pela Abyara, como corretor de imóveis. Surfei essa onda e, na semana passada, recebi uma proposta do Grupo Lopes. Aceitei assumir toda diretoria de vendas em São Paulo e abrir uma franquia do grupo em Santos”.

Por fim, o secretário de Infraestrutura e Edificações de Santos, Angelo Costa, falou sobre sua carreira. “Comecei em 1983, quando tivemos uma crise semelhante a que temos agora. Houve uma desarticulação de todas as grandes empresas de engenharia e fui para Rondônia, empreender no meio da selva. Depois fui Minas Gerais, São Paulo, Santos novamente, fiz obras em Portugal, voltei a Santos, trabalhei na Engeplus e estou há seis anos na Prefeitura, desenvolvendo R$ 1 bilhão em obras”.

 

A programação da Semana do Jovem Empreendedor começa sempre às 19 horas e, nesta terça-feira (21), será na Strong Esags, com o tema “Economia que cabe no meu bolso”. O mediador desta noite será Eurico Vaz (Sicredi) e os participantes serão Wagner Nunes (Argos Financial Partner), Marco Aurélio Rosas (Sebrae) e Gabriel Silvio (Banco do Povo).

Na quarta-feira (22), na Unisantos, o tema em discussão será “Gastronomia e entretenimento em Santos”. O mediador será o professor Elias Haddad. Os convidados serão Alex Pirajá (Moby Dick), Daniel Maggi (Original CO e Local), Janaina Cardoso (Natufoods), Michele Uerama (coordenador do curso de gastronomia).

Na Unimonte – Campus São Judas, quinta-feira (23), o tema do debate será “Tecnologia e inovação” e o mediador será o professor Adalto Correa. Participam deste debate Rodolfo (7 Waves), Paulo Loyola (Parque Tecnológico) e Celso Garcia (Webnets).

No último dia, na Unip, o tema será “Grandes embarcações no Porto de Santos, Grandes oportunidades para Empreender”. O mediador será o jornalista e diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, e os convidados serão Carlos Poço (Diretor de Operações Logística da Codesp), Alvaro Clemente S. Neto (gerente de Fiscalização da Codesp), o Capitão de Fragata Marcelo Adahir Vieier Ferreira (Capitania dos Portos do Estado de São Paulo), e Simone Moreno (coordenadora de Cursos Gestão Portuária, Comércio Exterior e Logística).

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.