Vencedor deve ser anunciado na próxima quinta-feira (29)
A primeira etapa da final do 14º Concurso Estadual de Qualidade de Café de São Paulo ocorre nesta terça-feira (27) na Associação Comercial de Santos (ACS). Competem 64 lotes e o vencedor deverá ser anunciado na próxima quinta-feira (29). No total, seis árbitros participam das análises para eleger o melhor produtor do grão no Estado de SP.
Tradicional e um dos mais antigos certames nacionais, que promovem a qualidade dos grãos produzidos no Estado, o Concurso de Qualidade do Café é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por meio de seus organismos: a Associação Comercial de Santos, a Apta - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, a Codeagro - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com a Câmara Setorial de Café, o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Sindicafé SP, o Museu do Café, a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e o Instituto Biológico.
Os grãos participantes estão divididos nas seguintes categorias: Cereja Descascado (20 produtores), Naturais (32) e Micro Lote (12). Nesta quarta-feira (28) serão definidos os nomes dos 10 finalistas, que serão encaminhados a leilão para venda prévia dos lotes enviados ao concurso.
De acordo com o coordenador Eduardo Carvalhaes, a competição tem sido apontada como importante ferramenta para melhoria da qualidade do café, estimulando as boas práticas e premiando produtores.
“Só chegam ao estadual os melhores cafés eleitos nos concursos regionais. Este ano, foram realizados 10 em todo estado. A ideia e estimular o cafeicultor a produzir utilizando as melhores técnicas e mostrar para o consumidor que o Estado de São Paulo tem cafés excelentes”.
Dificuldades
Segundo Carvalhaes, as condições climáticas ruins, com chuvas irregulares e temperaturas acima da média, prejudicaram os concursos regionais, o que levou à diminuição do número de inscritos este ano.
“Não choveu em janeiro e os grãos cresceram menos, por isso, tivemos dois concursos que desistiram de participar, porque chegaram à conclusão que os grãos estavam muito ruins e não queriam que esses cafés, de fraca qualidade, participassem do concurso estadual”.
Premiação
A premiação ocorre da seguinte maneira: no leilão dos lotes finalistas, o produtor consegue vendê-los por valores acima dos de mercado. Por outro lado, compradores, geralmente cafeterias e pequenas torrefações, lançam uma edição com os melhores cafés de São Paulo, o que, consequentemente, permite uma extensa divulgação do nome vencedor.
“Esse tipo de divulgação faz com que esses produtores sejam conhecidos em todo país e, principalmente, em suas regiões”.
A final do concurso ocorre na sala Degustação e Classificação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), à Rua XV de Novembro, 137, Centro – Santos.