27 de outubro de 2015

Primeira etapa da final do 14º Concurso de Qualidade de Café de SP ocorre nesta terça (27)

Primeira etapa da final do 14º Concurso de Qualidade de Café de SP ocorre nesta terça (27)

Vencedor deve ser anunciado na próxima quinta-feira (29)


A primeira etapa da final do 14º Concurso Estadual de Qualidade de Café de São Paulo ocorre nesta terça-feira (27) na Associação Comercial de Santos (ACS).  Competem 64 lotes e o vencedor deverá ser anunciado na próxima quinta-feira (29). No total, seis árbitros participam das análises para eleger o melhor produtor do grão no Estado de SP.

Tradicional e um dos mais antigos certames nacionais, que promovem a qualidade dos grãos produzidos no Estado, o Concurso de Qualidade do Café é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por meio de seus organismos: a Associação Comercial de Santos, a Apta - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, a Codeagro - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com a Câmara Setorial de Café, o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Sindicafé SP, o Museu do Café, a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e o Instituto Biológico.

Os grãos participantes estão divididos nas seguintes categorias: Cereja Descascado (20 produtores), Naturais (32) e Micro Lote (12). Nesta quarta-feira (28) serão definidos os nomes dos 10 finalistas, que serão encaminhados a leilão para venda prévia dos lotes enviados ao concurso.

De acordo com o coordenador Eduardo Carvalhaes, a competição tem sido apontada como importante ferramenta para melhoria da qualidade do café, estimulando as boas práticas e premiando produtores.

“Só chegam ao estadual os melhores cafés eleitos nos concursos regionais. Este ano, foram realizados 10 em todo estado. A ideia e estimular o cafeicultor a produzir utilizando as melhores técnicas e mostrar para o consumidor que o Estado de São Paulo tem cafés excelentes”.

Dificuldades

Segundo Carvalhaes, as condições climáticas ruins, com chuvas irregulares e temperaturas acima da média, prejudicaram os concursos regionais, o que levou à diminuição do número de inscritos este ano.

“Não choveu em janeiro e os grãos cresceram menos, por isso, tivemos dois concursos que desistiram de participar, porque chegaram à conclusão que os grãos estavam muito ruins e não queriam que esses cafés, de fraca qualidade, participassem do concurso estadual”.

Premiação

A premiação ocorre da seguinte maneira: no leilão dos lotes finalistas, o produtor consegue vendê-los por valores acima dos de mercado. Por outro lado, compradores, geralmente cafeterias e pequenas torrefações, lançam uma edição com os melhores cafés de São Paulo, o que, consequentemente, permite uma extensa divulgação do nome vencedor.

“Esse tipo de divulgação faz com que esses produtores sejam conhecidos em todo país e, principalmente, em suas regiões”.

A final do concurso ocorre na sala Degustação e Classificação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), à Rua XV de Novembro, 137, Centro – Santos.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.