23 de maio de 2016

Câmara de Agentes de Carga da ACS discute nova lei de pesagem de contêineres

Câmara de Agentes de Carga da ACS discute nova lei de pesagem de contêineres

Integrantes da Câmara Setorial de Agentes de Carga da Associação Comercial de Santos (ACS) se reuniram para discutir como viabilizar a nova exigência para o transporte de contêineres, que torna obrigatória a pesagem.

A partir de julho de 2016, embarcadores marítimos de todo o mundo terão que cumprir essa nova exigência, uma vez que a Organização Marítima Internacional (IMO) alterou a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), para incluir, como requisito obrigatório, a pesagem do contêiner.

Durante a reunião, os participantes da Câmara tentaram chegar a um consenso sobre como realizar esse procedimento de maneira mais eficiente. Para isso, foram convidados representantes do Ecoporto, que é um dos terminais utilizados pelos agentes de carga e onde são estufados os contêineres de exportação, e representantes da armadora Hamburg Sud.

De acordo com Cristina Santos, da Allink Neutral Provider, que participou do encontro e propôs sugestões, ficou acordado que para as cargas LCL (Less Container Load - carga consolidada), o melhor seria usar o método um, que prevê pesar as cargas já estufadas.

“Já para as cargas FCL (Full Contêiner Load = contêiner cheio), o mais indicado seria que o exportador fizesse a reserva com os agentes de carga e verificasse se eles (os agentes) poderiam checar o peso na fábrica. Sendo assim, seria pedido apenas o certificado. Caso eles não tenham, poderia ser disponibilizado para o cliente um serviço que faz uma cotação para saber quanto custa o procedimento e isso seria passado para o exportador”.

Segundo ela, desta maneira os agentes de carga terão certeza de que o FCL foi devidamente pesado. “Isso porque que o próprio agente será o responsável por submeter o VGM ao armador”.

Por fim, ela alertou que essa nova determinação pode levar a atrasos nos embarques, justamente o que os integrantes da Câmara estão tentando evitar, discutindo o tema nas reuniões.

“Podem ocorrer custos extras também, caso os procedimentos e responsabilidades não estejam bem definidas na cadeia logística”.

Sobre a nova lei

O IMO constatou que diversos contêineres têm sido embarcados com informações equivocadas e com sobrepeso, o que contribuiu para a ocorrência de vários acidentes no mundo todo. Por isso, para proporcionar maior segurança no transporte marítimo, os contêineres deverão ser devidamente pesados. A pesagem deverá ser feita com base em um método aprovado, por meio da pesagem do contêiner cheio com um equipamento certificado ou pesagem de todas as mercadorias separadamente, acrescida do peso dos materiais de embalagem e o peso do contêiner a fim de obter a pesagem final.

Com base nas novas regras estabelecidas pela IMO, a mera estimativa de peso dos contêineres não deverá mais ser aceita para o transporte de unidades a bordo dos navios.

Secretária-setorial

No início da reunião, foi eleita Sandra Melo, da Vanguard Logistics, como secretária-setorial da Câmara. Ela, que infelizmente não pôde participar da reunião, foi eleita com 13 votos.

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