01 de agosto de 2014

Mestre cafeeiro Davi Teixeira é lembrado na solenidade de formatura do Curso de Café da Associação Comercial de Santos

Mestre cafeeiro Davi Teixeira é lembrado na solenidade de formatura do Curso de Café da Associação Comercial de Santos

O mestre cafeeiro Davi Antonio Pinto Teixeira, que faleceu, aos 81 anos de idade, em 16 de julho de 2014, foi lembrado na cerimônia de formatura do 56.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), realizada na noite desta quinta-feira, 31 de julho de 2014, no Auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico. O curso começou em 7 de julho, com 17 alunos - 7 japoneses, 1 taiwanês, 1 vietnamita, 1 suíço e 7 brasileiros.

Davi Teixeira foi, durante muitos anos, professor do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos , além de um mestre na arte de classificar grãos verdes e degustar cafés. Ele começou na atividade cafeeira aos 10 anos e tinha mais de 70 anos de carreira.

Para lembrar o saudoso mestre Davi, a coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos e coordenadora do Curso de Café da ACS, Evelyse Lopes, pediu um minuto de silêncio, em memória do "eterno professor".

Outro destaque da solenidade foi a tradutora Sayoko Nakai, que estava trajada com o típico vestido japonês, o quimono, presente de uma aluna das turmas de 2004 do Curso de Café da Associação Comercial de Santos.

HOMENAGEM

O Grupo Wolthers, para o qual o professor Davi Teixeira trabalhou durante quase duas décadas e meia, prestou homenagem ao mestre, publicando anúncio em A Tribuna, na edição de 20 de julho de 2014, na página A-11:

"Mestre Davi Antonio Pinto

É com grande pesar que informamos sobre o falecimento do amigo de longa data e colaborador, Davi Antonio Pinto Teixeira.

Sr. Davi, como todos o chamavam, deixa a Indústria Brasileira de café verde órfã de um dos seus mais ilustres profissionais.

Davi não era apenas "A Autoridade" de classificação e degustação de café, ele foi o pilar pelo qual a análise moderna do café verde e torrado é feita hoje em dia no Brasil.

Quando a Indústria Internacional de cafés especiais exigiu o melhor café brasileiro, foi o sr. Davi que descobriu e identificou esses lotes pioneiros no início dos anos 90.

Davi Teixeira será lembrado pelas centenas de milhares de produtores de café e pelos profissionais de café que tiveram o privilégio de aprender com sua experiência inigualável.

O setor de café perdeu o homem que levou os melhores grãos verdes brasileiros para o mundo. Todos nós, da Wolthers & Associates - Santos e Grupo Wolthers, tivemos o privilégio de trabalhar e aprender com o Sr. Davi por mais de 24 anos durante a sua carreira de 70 anos.

Nós vamos continuar a sua missão e visão em direção a melhor qualidade e relacionamentos de longo prazo.

Obrigado, Sr. Davi."

Grupo Wolthers

 

SOLENIDADE

O diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, iniciou a solenidade, convidando o 1.º vice-presidente da ACS, John Wolthers, a compor a mesa, bem como os professores Nilton Ribeiro e Candido Mattar Ribeiro, além do conselheiro Pedro Veras, do Conselho Fiscal da ACS, do classificador Onivaldo Ruas, o Geleia, da Associação Comercial de Santos, do consultor Soren Knudsen, especialista em sustentabilidade cafeeira, e do ex-presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da ACS, Eduardo Carvalhaes Junior.

O primeiro a falar, representando o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, foi o 1.º vice-presidente da ACS, John Wolthers, que mencionou o professor Davi Teixeira, falecido em 16 de julho. "Ele fez parte de empresas muito reconhecidas e foi tido pela comunidade cafeeira nacional e internacional como um verdadeiro expert de café brasileiro".

Wolthers também fez menção ao intercâmbio proprorcionado pelo Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos. "O café tem, sem dúvida, um lugar especial no Japão e espero que, graças ao nosso curso, continue a crescer e projetar nossa tradição e cultura cafeeira".

A coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, Evelyse Lopes, também fez questão de lembrar o professor Davi Teixeira, solicitando um minuto de silêncio em memória ao mestre cafeeiro.

Evelyse Lopes também enfatizou a importância da troca de conhecimentos propiciada pelo Curso de Café da ACS. "A partir de agora, desejamos que vocês sejam também nossos 'embaixadores' em seus respectivos países, divulgando a nossa Associação Comercial de Santos e, principalmente, nosso Curso de Classificação e Degustação de Café. Somente unidos é que conseguiremos manter a tradição da nossa casa e do nosso curso, que já é, sem dúvida, reconhecido no mercado mundial de café".

O professor Nilton Ribeiro, da exportadora de café Stockler, ressaltou a importância de "conhecer, respeitar e amar o ouro verde e seus caminhos". E fez votos, aos alunos, de que "que esse curso possa servir como alavanca na realização de seus sonhos e objetivos".

Quanto ao professor Candido Mattar Ribeiro, da Triple R Consultoria, destacou uma marca por ele alcançada na degustação de cafés. "Aqui ratifico que o grupo foi extremamente ativo, não se cansou na avaliação dos cafés e, de todo o longo tempo em que efetuo este treinamento, batemos um recorde na provas de cafés, totalizando 763 xícaras degustadas".

O orador Igor Mendes, representando os alunos brasileiros, salientou a importância do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos. "Hoje saímos daqui convictos de que tivemos grandes ensinamentos para ingressarmos no mundo dos conhecimentos sobre o café".

A oradora Yoko Yataka, representando os alunos orientais, agradeceu à empresa UCC - Ueshima Coffee Co., que ofereceu a ela a oportunidade de ser aluna do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos. "Com certeza, vamos levar todos estes ensinamentos. E quero oferecer, através do café, muitos sorrisos a muitas pessoas".

Após os discursos, os formandos receberam o certificado de classificador de café da Associação Comercial de Santos das mãos do padrinho ou madrinha.

Com os diplomas na mão, todos posaram para a fotografia oficial da solenidade de formatura.

Depois, todos foram convidados para um coquetel no 2.º andar do prédio da Associação Comercial de Santos.

ALUNOS

Eis os alunos inscritos para o 56.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Chia Sheng Chen - Outspan

Duong Chau Nguyen - UCC Ueshima

Frederick Wolfensberger - Dínamo Inter-Agrícola

Gabriel Meireles de Souza - Comexim

Hidehiro Tojima - Kasho

Hiroyuki Fujii - MC Coffee

Igor Juliano Pereira Mendes

José Roberto de F. Azevedo Levy - Dínamo Inter-Agrícola

Kenta Suzuki - MC Coffee

Koji Enomoto - UCC Ueshima

Luiz Saulo Gabriel

Masayuki Fukushima - UCC Ueshima

Rafael Jorge Cordeiro Gonçalves - Stockler Comercial e Exportadora

Roger Acacio Bruno

Toyoshi Ishihara - MC Coffee

Walid Isa El Assal - Mitsui Alimentos

Yoko Yataka - UCC Ueshima

CURSO DE CAFÉ DA ACS

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

Os alunos também fazem visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação - no caso, da Dínamo Inter-Agrícola, que tem o único armazém de beneficiamento de café no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

DISCURSO DE JOHN WOLTHERS, 1.º VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Cara Evelyse, caros Marcio Calves, Nilton Ribeiro, Candido Mattar Ribeiro, Geleia, Soren Knudsen, formandos, senhoras e senhores.

A Associação Comercial de Santos, desde 1989, promove o curso de classificadores de café, tanto para brasileiros, quanto para estrangeiros de várias partes do mundo, com o intuito de atender à demanda que existe de formação de técnicos profissionais na área de degustação e classificação de café.

Nós, da Associação Comercial de Santos, temos muito orgulho desta atividade e de poder levar a vocês este conhecimento altamente específico e subjetivo, que tem reconhecimento nacional e internacional.

Este ano temos de novo a felicidade de poder contar com 7 japoneses, 1 vietnamita, 1 taiwanês, 1 suíço e 7 brasileiros.

Aproveito a oportunidade para agradecer a nossa já 'quase' professora de café, a tradutora Sayoko Nakai, sem a qual teríamos dificuldade em proferir o curso.

Para transmitir todo este conhecimento, desde a produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends, temos a grata honra de poder contar com a participação dos senhores Nilton Ribeiro e Candido Mattar Ribeiro, assim como do senhor Onivaldo Ruas, o Geleia, todos profissionais que atuam no comércio exportador de café.

Um agradecimento especial à Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim, cujos proprietários - a família Moraes - tão bem receberam nossos alunos, assim como à Dínamo, daqui, de Santos.

Agradeço também ao senhor Soren Knudsen pelas aulas de certificações de cafés.

Também um agradecimento à Karina, à Noemi e ao senhor Pedro, assim como a todo o staff da Associação Comercial de Santos, que trabalhou para que o curso fosse o sucesso que foi.

Infelizmente, durante o mês de julho perdemos nosso ex-professor, senhor Davi Antonio Pinto Teixeira, que, durante muitos anos ministrou nosso Curso de Classificação e Degustação de Café com muita paixão e dedicação.

O senhor Davi fez parte de empresas muito reconhecidas e foi tido pela comunidade cafeeira nacional e internacional como um verdadeiro expert de café brasileiro.

Entre as empresas para as quais trabalhou, cito a Leon Israel, a Volcafe e a Wolthers.

Davi foi um homem dedicado ao café, sua qualidade e variação de safra para safra durante mais de 70 anos.

Davi também foi um homem de família por excelência.

Neste momento, gostaria de homenageá-lo com sinceridade e que a vida de Davi seja um espelho a muitos de vocês, formandos que se iniciam em nosso mercado.

Aos formandos, gostaria de sublinhar que o café tem, sem dúvida, um lugar especial no Japão e espero que, graças ao nosso curso, continue a crescer e projetar nossa tradição e cultura cafeeira.

Meus sinceros votos de congratulações pela conclusão do curso e muita felicidade e sucesso na vida profissional futura de todos.

Parabéns a todas as diferentes nacionalidades presentes no curso e, em especial, parabéns, Brasil! Banzai Japão!

DISCURSO DE EVELYSE LOPES, COORDENADORA DA CÂMARA SETORIAL DE EXPORTADORES DE CAFÉ DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS E COORDENADORA DO CURSO DE CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ

Caro John Wolthers, amigo e vice-presidente da Associação Comercial de Santos.

Caros professores Nilton Ribeiro, Candido Mattar e Onivaldo Ruas, e integrantes da equipe que viabilizaram o sucesso da 56.ª turma do nosso Curso de Classificação e Degustação de Café.

Alunos, convidados, senhoras e senhores.

Com satisfação, reassumimos há pouco mais de dois meses a coordenação da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, na sucessão justamente do amigo John Wolthers, hoje vice-presidente da ACS.

Parabéns, John, pelo seu trabalho!

Esperamos continuar contando com a sua colaboração e conhecimento.

Inicialmente, vale destacar que essa turma de julho é sempre especial.

Por um motivo claro e simples: normalmente reúne alunos de vários países, numa demonstração do reconhecimento mundial do trabalho desenvolvido pela Associação Comercial de Santos e pela Câmara Setorial de Exportadores de Café.

Nesta turma temos 7 japoneses, um vietamita, um taiwanês, um suíço e 7 brasileiros.

Aliás, vale ressaltar de pronto o trabalho da amiga e tradutora Sayoko Nakai, viabilizando a comunicação dos professores e a integração total entre os participantes.

Essa diversidade cultural também colabora para que a turma de julho seja sempre diferente.

A vocês que hoje se formam e que vieram de tão longe: obrigado pela confiança!

Mas não queremos, porém, que nossa relação termine hoje.

A partir de agora, desejamos que vocês sejam também nossos 'embaixadores' em seus respectivos países, divulgando a nossa Associação Comercial de Santos e, principalmente, nosso Curso de Classificação e Degustação de Café.

Somente unidos é que conseguiremos manter a tradição da nossa casa e do nosso curso, que já é, sem dúvida, reconhecido no mercado mundial de café.

Nós contamos com vocês!

Com certeza, a partir do curso que hoje concluem, vocês voltam para suas empresas com um conhecimento maior sobre café.

É preciso, porém, reconhecer que, para alguns, esse curso foi apenas uma introdução ao setor cafeeiro e que para outros, que já tinham experiência, foi um acréscimo de conhecimento e cultura.

O segredo, inegavelmente, é a prática e a busca do aperfeiçoamento constante.

Nós sempre estaremos à disposição para trocar ideias e experiências, seja por e-mail ou por telefone.

O mercado de café é rico em todos os sentidos, é preciso sempre estar atento e em perfeita sintonia com todas as variáveis que envolvem o setor.

Teoricamente, não há rotina no mercado cafeeiro, por isso é sempre importante nos atualizarmos e, na medida do possível, manter contatos e acompanhar a movimentação desde a lavoura até a comercialização final.

Assim, parabéns a todos, obrigado mais uma vez a toda a nossa equipe, que, além dos professores, contou com a efetiva colaboração de Karina Simões, Armando Akio, Noemi Costa, Pedro Paschoal e das funcionárias do dia a dia da Associação Comercial de Santos.

Nossos agradecimentos também à Dínamo Armazéns Gerais e à Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim, no Interior de São Paulo, que receberam vocês para uma 'verdadeira aula prática' de todo o processo que envolve o café.

Antes de encerrar, em lembrança ao professor Davi Teixeira, proponho um minuto de silêncio, em memória do nosso eterno professor.

Parabéns aos formandos, sucesso e obrigado.

DISCURSO DO PROFESSOR NILTON RIBEIRO

Primeiramente, quero agradecer a presença de todos aqui presentes.

Senhoras e senhores.

Quero agradecer, de uma forma muito especial, aos alunos aqui presentes, uma turma muito alegre e especial.

Também agradeço à tradutora Sayoko.

Quero agradecer ainda aos funcionários da Associação Comercial de Santos, Karina, Noemi, Pedro, Akio e Geleia.

Aos alunos, falamos sobre como conhecer, respeitar e amar este nosso ouro verde e seus caminhos.

Estivemos visitando a Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim, SP, onde os alunos puderam ver uma plantação de café, de diversas variedades, dessa grande e importante fazenda.

Agradeço muito ao João Guilherme, filho do proprietário, pela bela recepção que nos foi oferecida na Fazenda Santana.

Visitamos também o armazém geral da Dínamo aqui em Santos.

Agradeço mais uma vez ao senhor Luiz Alberto Levy, diretor que sempre nos tem recebido com muita alegria, e ao seu filho, José Roberto.

Os alunos aqui presentes puderam assistir descarga de cafés e seus maquinários de melhoramento da qualidade do café, no armazém da Dínamo.

Visitamos também a cafeteria do Bikkini Barista.

Agradecemos muito ao Christian Wolthers e ao Emanuel pela recepção no Bikkini Barista.

Na manhã de hoje, tivemos o privilégio de fazer um passeio de barco pelo estuário do Porto de Santos.

Agradecemos, uma vez, à Hamburg Sud por esse passeio.

Aceitem o meu muito obrigado, alunos.

Que esse curso possa servir como alavanca na realização de seus sonhos e objetivos.

Muito obrigado a todos.

PALAVRAS DO PROFESSOR CANDIDO MATTAR RIBEIRO

Exmo. Vice-Presidente John Wolthers, Exma. Sra. Evelyse Lopes, Exmo. Diretor Marcio Calves, Srs. Diretores e todos os colaboradores para a realização do 56.º Curso de Classificação e Degustação da Associação Comercial de Santos.

Inicialmente desejo agradecer o convite para participar do  56.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos.

Atuei no treinamento dos alunos na parte prática, que é a obtenção dos sabores do café, chamada de análise sensorial - prova de xícaras.

Muitas amostras e lotes de cafés do Brasil e até de outras origens foram degustadas.

Aqui ratifico que o grupo foi extremamente ativo, não se cansou na avaliação dos cafés e, de todo o longo tempo em que efetuo este treinamento, batemos um recorde na provas de cafés, totalizando 763 xícaras degustadas.

Agradeço a colaboração da senhora Sayoko Nakai, que viabilizou uma ótima comunicação com os alunos japoneses.

Parabéns a todos os alunos e agradeço pela atenção a este consultor.

Obrigado.

DISCURSO DO FORMANDO IGOR MENDES, ORADOR OFICIAL DA TURMA, REPRESENTANDO OS ALUNOS BRASILEIROS

Antes de iniciarmos os agradecimentos, peço a atenção de todos para uma singela homenagem ao memorável professor e grande conhecedor de café, que faleceu no período em que estávamos participando do 56.º Curso de Classificação e Degustação de Café, o Sr. Davi Teixeira, que, embora não tenhamos conhecido pessoalmente, deixou um legado de conhecimentos e amigos no mundo do café.

Em nome dos formandos da turma do 56.º Curso de Classificação e Degustação de Café, nossos agradecimentos especiais à Associação Comercial de Santos e seus membros e diretores executivos.

Agradecemos especialmente aos professores especialistas em café, Srs. Nilton e Cândido Ribeiro, aos funcionários da Associação Comercial de Santos, que estiveram presentes todos os dias, nos auxiliando, Sr. Onivaldo Ruas, o Geleia, e Pedro Pascoal, da Câmara de Arbitragem e Classificação de Café da Associação Comercial de Santos.

Hoje saímos daqui convictos de que tivemos grandes ensinamentos para ingressarmos no mundo dos conhecimentos sobre o café.

Agradecemos a Associação Comercial de Santos pela oportunidade do curso e aos professores pela dedicação e satisfação de nos transmitir seus conhecimentos e habilidades da arte do café.

E finalmente, tão importante quanto o aprendizado, são os novos amigos que fizemos no curso, e que estarão sempre acompanhando nossas vidas.

Nosso muito obrigado a todos.

DISCURSO DA FORMANDA YOKO YATAKA, ORADORA OFICIAL DA TURMA, REPRESENTANDO OS ALUNOS ORIENTAIS

Agora vou falar em português.

Mas eu preciso da minha cola.

Nós queremos agradecer aos nossos professores, Nilton e Candido, bem como ao Geleia e ao Pedro, pelos ensinamentos sobre café.

Também agradecer ao vice-presidente da Associação Comercial de Santos, sr. John Wolthers, e à coordenadora Evelyse.

E também à tradutora, sra. Sayoko.

Agradecemos também aos nossos alegres colegas, que participaram deste curso.

Também aos nossos familiares e amigos que hoje estão prestigiando este momento único.

E ainda agradecer à minha empresa, UCC, que me deu esta oportunidade.

Com certeza, vamos levar todos estes ensinamentos.

E quero oferecer, através do café, muitos sorrisos a muitas pessoas.

Logo vai ser o Dia dos Pais.

Nós temos aqui dois colegas que logo vão ser “papais”, Rafael e Fukushima-san.

Parabéns a vocês, espero que sejam ótimos pais.

Muito obrigada a todos.



















































































































































































































Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.