27 de novembro de 2025

Ipem-SP inicia agenda de entendimento com o setor portuário na ACS

Com a proposta de levantar os problemas e criar uma agenda de entendimento com o setor portuário, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) promoveu nesta quinta-feira (dia 27) o 1º Painel Setorial com o tema Infraestrutura da Qualidade e Competitividade Portuária: Do Debate à Ação, na sede da Associação Comercial de Santos (ACS).

Visando debater os desafios operacionais e identificar gargalos que geram custos e atrasos nas áreas de metrologia, o evento reuniu autoridades e a iniciativa privada em dois painéis sobre Eficiência operacional e redução de custos: o impacto da precisão metrológica e Conectando oceanos: normalização, conformidade e a inserção do Porto de Santos na rota bioceânica.

Presente na abertura, o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto, destacou que o melhor programa social é o emprego. “Por isso, temos o compromisso de tentar facilitar a vida da iniciativa privada colaborando com o processo de produção e prestação de serviço. E o Ipem e o Procon podem ajudar muito nestas atividades”.

Agenda de entendimento - O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, explicou que a ideia do painel setorial surgiu de uma provocação do Ipem de Maranhão que também tem um porto importante. “Trouxemos o primeiro para Santos, pela relevância da cidade e do porto, para discutir os problemas, apresentar o Ipem e criar uma agenda de entendimento sobre o que o Ipem pode fazer para ajudar o setor”.

O Ipem é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. É reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.

Grandes temas – O diretor-executivo da ACS, Adalto Correa, acrescentou que promover as grandes discussões é um dos ofícios da Associação Comercial de Santos. “Nesta semana estamos realizando 13 eventos, todos com discussões importantes para o desenvolvimento e crescimento da região”.

Também estiveram presentes o secretário-executivo da Justiça e Cidadania do Estado, Raul Christiano, o superintendente da Associação Brasileira de Infraestrutura da Qualidade (Abriq), Masao Ito, o diretor-executivo do Procon, Luiz Orsati e Celso Melo, da Rede Metrológica do Estado de São Paulo, entre outras autoridades.

O evento reuniu autoridades e a iniciativa privada em dois painéis visando debater os desafios operacionais e identificar gargalos.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.