A Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem) promoveu uma apresentação de candidatos a deputado federal, no final da tarde de terça-feira, 23 de setembro de 2014, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.
Foram convidados candidatos filiados a diretórios de partidos políticos na cidade de Santos.
Dos oito concorrentes em tal condição, compareceram quatro: Décio Couto Clemente (PEN), Eneida Koury (PSOL), João Paulo Tavares Papa (PSDB) e Maria Lúcia Prandi (PT).
O coordenador da ACS Jovem, Leandro Borges Taveira, abriu o encontro, que contou com outros integrantes da coordenação: o vice-coordenador, Guilherme Fonseca e Silva, e o secretário de Projetos, Renato Olival Fregonese, além do ex-coordenador Renato Mehanna Khamis.
O jornalista Edgar Boturão foi o mediador do evento.
Após a exposição de quatro minutos de cada candidato, foi aberto o segundo bloco, de perguntas da plateia. Membros da ACS Jovem, da Associação de Startups e Empreendedores Digitais da Baixada Santista, do Conselho Municipal da Juventude e jornalista de A Tribuna fizeram perguntas aos candidatos. Cada concorrente pôde responder em dois minutos.
Em novo bloco de questões da plateia, os candidatos tiveram três minutos para a resposta.
Para as considerações finais, foi dado o tempo de quatro minutos para cada um.
Por sorteio, quem falou primeiro foi Décio Clemente, do PEN, que enfatizou a defesa da valorização dos professores, dentro de uma proposta mais ampla, de políticas de incentivo aos jovens. Ele disse que defenderá mais investimentos na educação profissionalizante e projetos para regime integral de ensino nas escolas públicas.
João Paulo Tavares Papa (PSDB) falou em seguida. Ele apresentou proposta de simplificação para a abertura de empresas, o que, no entender dele, vai incentivar que empreendedores queiram formalizar os negócios, abrindo microempresas. "Sou a favor de facilitar o caminho para esses jovens buscarem montar o próprio negócio e, assim, também movimentar a economia da região".
Eneida Koury (PSOL) também se manifestou a favor do estímulo ao empreendedorismo e apresentou proposta de isenção de impostos para quem começa uma atividade. "Devemos também buscar recursos do Governo Federal para mais investimentos na educação tecnológica. Inovação e tecnologia são um futuro muito próximo para esses jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho".
Maria Lúcia Prandi (PT) também se posicionou favorável à busca de mais investimentos para a educação. Ela defendeu que é essencial ampliar os cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a abertura de outra escola técnica federal na região e a melhoria do Ensino Médio profissionalizante. "Além de tudo isso, é muito importante trazer centros de formação cultural e esportiva aos jovens".