Diretores da Associação Comercial de Santos (ACS) participaram da abertura do 3 º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista, realizada na tarde desta quinta-feira (9) no Mendes Convention Center, em Santos.
A ACS é apoiadora institucional do evento, que ocorre de maneira itinerante e é organizado pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTTIC), ligada ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), em parceria com a Prefeitura de Santos e a Agência Metropolitana de Desenvolvimento (Agem).
Na ocasião Edison Monteiro (secretário da diretoria da ACS) e Pedro Veras (secretário do Conselho Fiscal) aproveitaram para falar da importância do apoio da ACS em um evento que oferecerá à população 90 palestras gratuitas relacionadas à tecnologia.
“Tecnologia é um tema estratégico em qualquer momento. A Associação é a casa do empreendedor e o assunto informática traz novidades à região e aos nossos empresários. Por isso é essencial que a ACS participe deste evento”, disse Edison Monteiro.
“Um encontro como este proporciona a disseminação de conhecimento, porque num mesmo espaço haverá muita gente falando sobre tecnologia. Tem a questão dos contatos, de repente daqui sai uma sociedade, um emprego, uma parceria. Também, começamos a trilhar um caminho para colocar Santos no radar de eventos de tecnologia, o que existe em grandes cidades do Brasil e atrai gente, investidores e compradores. E a ACS tem um papel fundamental, pois é uma comunidade de empresários que vivem de tecnologia também. A Associação, olhando para esse encontro, mostra que está apoiando um segmento que cresce consistentemente no mundo, que oferece emprego e bons salários”, ressaltou Pedro Veras.
O secretário de Gestão da Prefeitura de Santos, Fabio Ferraz, um dos palestrantes, falou sobre o conteúdo da sua apresentação, que detalha ao público como funciona o Sistema de Informações Geográficas de Santos, o SigSantos, e o CCO, Centro de Controle Operacional.
“O SiG é uma plataforma caseira que é modelo para várias cidades no País. Hoje temos mais de 200 camadas, ou seja, a gente georeferencia mais de 200 ações. Na prática, temos todos os coletores de lixo cadastrados, todas as árvores cadastradas, por exemplo. Com isso, conseguimos fazer um cronograma programado em diferentes setores. Temos também o CCO, que está em obras e vai integrar toda a lógica de smart city que é colocada na cidade hoje, dentro de um espaço de 600 m²”.
Ele ressaltou a importância de Santos ser sede de um evento como este. “Assim a gente consegue integrar a comunidade de tecnologia da Baixada Santista, prefeituras, universidades e empresários para discutir e ofertar produtos”.
Sobre o encontro
De acordo com um os organizadores do evento, o analista de sistemas Paulo Roberto de Oliveira, estão inscritas 1.800 pessoas e, só pela manhã, no primeiro dia, 400 já tinham passado pelos estandes. “Pretendemos trazer oportunidades de negócios para a região”.
Especialistas no tema irão ministrar 90 palestras esse ano, apresentando novas tendências e incentivando a troca de experiência nas áreas de tecnologia da informação e comunicações.
Interessados podem fazer a inscrição mediante a doação de 1 Kg de leite em pó, que será destinado ao Fundo de Solidariedade de Santos.
A programação, que segue até sábado, está disponível no site https://doity.com.br/3emtbs . O Mendes Convention Center Fica na Avenida General Francisco Glicério, 206, Vila Mathias.