17 de junho de 2015

Diretor da Associação Nacional de Restaurantes fala sobre os desafios do setor em palestra na Associação Comercial de Santos

Diretor da Associação Nacional de Restaurantes fala sobre os desafios do setor em palestra na Associação Comercial de Santos

O diretor executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Alberto Lyra, abordou os desafios do setor em palestra apresentada, na manhã desta        quarta-feira, 17 de junho de 2015, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

A apresentação de Alberto Lyra foi para integrantes da Liga Gourmet e para restaurantes que podem fazer parte desse grupo de empresários do ramo gastronômico. O projeto da Liga é uma iniciativa do programa Empreender, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) em parceria com a Associação Comercial de Santos. A agente do Empreender em Santos, Vívian de Souza Tavares, acompanhou a exposição do diretor executivo da ANR.

Lyra abordou "O Setor de Food Service no Brasil" e lembrou que a atividade viu o faturamento triplicar nos últimos dez anos, passando de R$ 96 bilhões em 2005, para uma expectativa de R$ 300 bilhões em 2015.

Apesar das perspectivas serem boas, o diretor da ANR alertou para desafios que os serviços de alimentação terão que enfrentar, como "elevação de impostos, restrições sanitárias, acirramento da concorrência, aumento dos custos operacionais, legislações desconectadas da realidade e lutar por melhor imagem do setor e contra o patrulhamento".

O setor emprega 6 milhões de pessoas em todo o País, conforme Lyra. Há fatores bastante positivos no mercado, segundo ele, como "alto nível de empreendedorismo, elevados padrões de segurança alimentar, faturamento crescente, diversificação de culinárias e capacidade de atender o hábito de comer fora de casa".

Ele citou que a Associação Nacional de Restaurantes, no que diz respeito à segurança alimentar, tem assento no Comitê de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), participa em revisões de legislação sanitária e negocia com autoridades fiscalizadoras.

O setor de restaurantes é a porta de entrada para o primeiro emprego, disse Alberto Lyra. Mas a atividade tem, em contrapartida, rotatividade alta e elevado custo de treinamento. Apesar do custo, há investimentos em programas com foco nas áreas de recursos humanos e na técnico-sanitária.

A Associação Nacional de Restaurantes mantém relações institucionais, com assessoria parlamentar em Brasília, e monitora projetos de lei (PLs) em curso no Congresso e acompanha também PLs em legislativos estaduais e municipais.

ENTIDADE

A Associação Nacional de Restaurantes representa empresários de food service – restaurantes, redes de franquia, redes de alimentação, bares, cafés e quiosques – nas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade, conforme informações do site da ANR - http://www.anrbrasil.org.br/

A entidade foi criada em 1990, inicialmente como Associação Paulista de Restaurantes (Aprest). Sempre focada na promoção de ações para o desenvolvimento do setor, em pouco tempo obteve uma série de importantes conquistas para os associados, principalmente junto ao Governo do Estado, e tornou-se referência para associações e governos de outros estados. Por sugestão de entidades regionais e contando com o apoio de restaurantes de todo o país, em 2007, a Aprest transformou-se na associação nacional do setor.

Em um mercado em expansão, que representa hoje um faturamento bruto anual de R$ 300 bilhões e que cresce a uma taxa três vezes superior ao PIB nacional, a ANR orienta as ações para alcançar objetivos como desenvolver um mercado justo e competitivo e corretamente regulado, representar o setor perante a sociedade, as diversas entidades do Governo e as instituições pertinentes nos assuntos referentes à melhoria do ambiente de negócios de alimentação fora do lar e participar da formulação de medidas regulatórias e políticas públicas que afetem diretamente ou indiretamente o setor.

LIGA GOURMET

A Liga Gourmet é a união de um grupo de empresários do ramo gastronômico da Baixada Santista, que decidiram fomentar o mercado com o objetivo principal de fortalecer o segmento de restaurantes através do profissionalismo dos empresários e colaboradores para satisfação dos clientes, trilhando o seguinte plano estratégico: fidelização e conquista de clientes diariamente, profissionalismo da gestão das empresas para sua eficiência e melhoria dos processos de compras e produção com foco na produtividade e qualidade dos cardápios. As informações são do site http://www.ligagourmet.com.br/

No momento, a Liga Gourmet é integrada por 19 restaurantes ou estabelecimentos: Água Doce Cachaçaria, Ao Chopp do Gonzaga, Bodegaia, Casa das Vitaminas, Califórnia Bar and Food, Cantina Babbo Américo, Cantina Di Lucca, China In Box, Com Batata, Hamburgueria Santista, Kokimbos, Largo do Café, Mar Del Plata, Novo Espaço, O Beduíno, O Temakinho, Point 44, Restaurante Oca e Tasca do Porto.























































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