Evento foi realizado nesta quinta-feira (7), na Associação Comercial de Santos
Com o objetivo de apresentar aos empresários da Baixada Santista estratégias para a gestão de empresas em momentos de crise, o professor da Fundação Dom Cabral, Vincent Dubois, mestre em administração de empresas e um dos principais especialistas em projetos de estratégia organizacional e gestão mercadológica, ministrou a palestra “Desafios do crescimento em períodos de turbulência”, nesta quinta-feira (7). O evento, realizado na Associação Comercial de Santos (ACS), faz parte da programação do “Diálogo com Empresários da Baixada Santista”, promovido pela ACS em parceria com a Fundação Dom Cabral.
Durante o bate-papo com os participantes, o professor explorou o papel dos gestores na condução das organizações empresariais em períodos de crise, sem perder o foco no crescimento sustentável.
“Foram abordados dois temas: primeiro, fizemos uma reflexão sobre o momento de crise atual e a dinâmica dessa situação, quais os impactos isso traz na gestão das empresas, a necessidade que há por trás de se resgatar ou se criar práticas de gestão em momentos de crise, uma vez que não se gerencia da mesma maneira uma empresa nos momentos de recessão e de crescimento. E em segundo lugar, lembramos os líderes que mesmo em momentos de crise não se pode abandonar projetos estratégicos, que são de longo prazo”.
Segundo ele, há empresas que mesmo em tempos difíceis como o atual conseguem crescer. “Isso acontece, mas não crescer por um determinado momento não necessariamente é um problema. Pode haver um momento em que o crescimento vá fazer mais mal do que bem, levando a um endividamento extremo, por exemplo. Mas, numa perspectiva estratégica, de longo prazo, o crescimento é necessário, ele é um dos principais drivers da rentabilidade de uma empresa. O não crescimento não é uma alternativa estratégica. A questão é dosá-lo”.
Ao final do evento, ele fez uma avaliação dos participantes e disse acreditar que a maioria está disposta a dar atenção a novas possibilidades de gestão. “Os comentários dos participantes mostram convergências em relação às experiências deles, diante dos modelos discutidos. Há preocupação em manter a atenção em torno de aspectos menos operacionais, já que a crise nos leva a uma gestão muito operacional. Eles percebem que é necessário ter maior atenção com as questões estruturantes, crescimento estratégico, estruturas de capital e novos modelos de negócios”.
Este foi o primeiro Diálogo com Empresários da Baixada Santista deste ano. Em 2015, a Fundação Dom Cabral, também em parceria com a ACS, promoveu outros encontros que debateram temas como governança e sucessão familiar, desafios financeiros e execução e estratégia.