Nesta sexta-feira (18), os alunos do 60º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) tiveram uma aula prática, durante visita a dois armazéns de café da Dínamo Armazéns Gerais.
O grupo saiu da sede da Associação, no Centro de Santos, às 7h50, e seguiu em direção ao primeiro armazém, localizado no bairro Macuco.
Lá, os alunos puderam aprender a parte final de toda a produção do café. Viram de perto como é feita a ventilação, para retirar os defeitos mais leves, a catação eletrônica e a em pedra, a separação do café por tamanhos e, por fim, o embalo para exportação.
Toda visita foi guiada pelo fiel de armazém da Dínamo, Alex Jairo, e pelo técnico em eletrônica da empresa, Luciano Machado de Oliveira, que apresentaram passo a passo como é feito o processo.
Na sequência, a turma seguiu para o segundo armazém, também da Dínamo, mas no bairro Alemoa, onde é feita somente a estufagem, sem nenhum tipo de tratamento do café.
Segundo o professor do curso, Nilton Ribeiro, que é classificador e degustador de café, esse tipo de visita é importante para que alunos tenham ideia de como funciona todo o trânsito do café. “Já fizemos a visita a uma fazenda, onde eles viram o plantio e a colheita. Aprenderam na sala de prova quais são os diversos tipos de café. E, hoje, fomos mostrar como é feita a preparação e como o café é embalado para ser enviado ao exterior. Começamos o curso de maneira mais visual e tivemos também aulas práticas, para que eles conheçam desde o plantio até a exportação”.
Ao final da visita, a aluna Dirce Nobre, que atua como analista de logística, ficou surpresa com o trabalho rigoroso que é feito. “Essa questão da rastreabilidade é muito importante e ela é feita desde quando o café chega no armazém até a estufagem. É um controle bastante detalhado, para que o café que entra seja exatamente o mesmo que sai para o cliente”.
O curso de café da ACS é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes