Fonte: Assessoria de imprensa ACS
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos – Condepasa – realizou, nesta quinta-feira (19), uma reunião na Associação Comercial de Santos (ACS), entidade que integra o órgão municipal. Após o encontro, os convidados fizeram um tour pelo prédio, recém modernizado, e conheceram também a nova Sala de Classificação e Degustação de Café.
De acordo com o presidente do Condepasa, Marcio Borchia Nacif, a importância de resgatar a parceria entre o Condepasa e a ACS surgiu quando diretoria pediu autorização para realizar a reforma de modernização do prédio, que tem nível de proteção 2.
“Esse contato feito pela ACS conosco demostra o cuidado e a preocupação que a diretoria tem em preservar o patrimônio histórico da Cidade. Santos é um dos poucos municípios do Brasil, fora as capitais, que têm mais imóveis tombados nos âmbitos federal, estadual e municipal. Então, existe essa preocupação. Quando o empresário se preocupa em preservar esse patrimônio, o Condepasa enaltece e incentiva e a ACS teve esse cuidado e fez bem feito. Cumpriu tudo o que prometeu de acordo com o projeto, aprovado por nós”.
Nacif elogiou o espaço cedido, a sala de reuniões do primeiro andar. “Nos atendeu com conforto. Além disso, tivemos toda atenção por parte dos colaboradores da Associação”.
Após a discussão da pauta, ao final da reunião, surgiu a ideia de o Condepasa começar a pensar em como ajudar a Cidade a ser mais dinâmica, no sentido de preservar os imóveis protegidos por lei, sem engessar as construções.
“Começamos a pensar em como flexibilizar a legislação de forma que se continue preservando o rico patrimônio arquitetônico, mas com uma conservação mais moderna, com base em exemplos que vemos no exterior e que no Brasil não se tornaram realidade ainda. Talvez seja o início de uma grande ideia”.
Em seguida, o grupo conheceu o auditório, onde assistiu o vídeo institucional da ACS, e, por fim, visitou a Sala de Classificação e Degustação de Café, onde teve uma rápida demonstração sobre o tema.