19 de dezembro de 2017

Supervisor da ACS ministra palestra e tira dúvidas sobre Certificado de Origem Digital (COD)

Supervisor da ACS ministra palestra e tira dúvidas sobre Certificado de Origem Digital (COD)

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

O supervisor do Departamento de Certificado de Origem da Associação Comercial de Santos (ACS), Ricardo Melo, ministrou nesta segunda-feira (18) uma palestra sobre a emissão do Certificado de Origem Digital (COD) e tirou dúvidas dos associados que utilizam o sistema. O evento, realizado numa parceria entre a ACS e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS), ocorreu no auditório da TV Tribuna, em razão das obras de modernização que ocorrem na ACS desde dezembro do ano passado.

Estiveram presentes o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, o diretor-executivo, Marcio Calves, e o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, Nivio Perez dos Santos.

Na primeira parte da apresentação, Melo fez um breve histórico sobre a implantação do COD, finalizada em maio desde ano, após a assinatura de uma ata entre Brasil e Argentina, encerrando o Projeto Piloto e colocando em funcionamento o COD entre os dois países.

Desde o dia 10 de maio, em sintonia com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Associação Comercial de Santos (ACS) está apta para emitir o Certificado de Origem Digital (COD).

Segundo o palestrante, entre as principais vantagens desse novo sistema, destacam-se: maior eficiência, segurança, autenticidade, integridade, redução de custos, menos burocracia e diminuição dos riscos e fraudes.

“Os próximos países que devem aderir ao COD são: Uruguai (em testes - plano piloto); Chile; Colômbia; Paraguai; Bolívia; México; Peru; e demais países da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) que tiverem interesse”.

Após mostrar o passo a passo do processo para emissão do COD, Melo ressaltou que “a ACS está investindo em um novo sistema, que permitirá a integração de dados entre os sistemas do cliente e o da Associação, integração do sistema de classificação fiscal e o envio de documentos pelo sistema, entre outras novidades”.

Ao final da apresentação, foi aberto espaço para perguntas e o palestrante esclareceu as dúvidas dos convidados.

Como emitir o COD

Para a emissão do documento digital, primeiramente é necessária a instalação do sistema no computador, conforme Manual 1 (para acessar, clique AQUI).

Após a instalação, basta seguir o passo a passo do Manual 2 (para acessar, clique AQUI), para concluir o processo para emissão do COD.

Em caso de dúvidas, informações podem ser obtidas no Departamento de Certificado de Origem ACS, que fica na Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico, Santos, pelo telefone: 3212-8200, com Ricardo Melo e Anderson Santos, ou pelo e-mail: certificado@acs.org.br.

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