Os candidatos a deputado federal com registro eleitoral em Santos apresentaram as suas propostas em evento realizado, na noite desta terça-feira, 23 de setembro de 2014, pela Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem), no Auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.
Foram convidados os oitos candidatos de Santos - compareceram quatro: Décio Couto Clemente (PEN), Eneida Koury (PSOL), João Paulo Papa (PSDB) e Maria Lúcia Prandi (PT). A exposição foi mediada pelo jornalista Edgar Boturão.
Pela ACS Jovem, estavam o coordenador, Leandro Borges Taveira, o vice-coordenador, Guilherme Fonseca e Silva, e o secretário de Projetos, Renato Olival Fregonese.
Renato Mehanna Khamis, que coordenou a ACS Jovem na gestão de 2013/2014, também marcou presença.
Após cada candidato expor as suas propostas, fizeram perguntas os integrantes da ACS Jovem, da Associação de Startups e Empreendedores Digitais da Baixada Santista, do Conselho Municipal da Juventude e da Reportagem de A Tribuna.
A ordem de exposição das plataformas de trabalho foi feita por sorteio. Coube a Décio Clemente, do PEN, ser o primeiro - ele defenderá maior valorização dos professores, no sentido de incentivar o desenvolvimento de políticas voltadas para a juventude. Para isso, pretende propor projetos de regime integral de ensino nas escolas públicas e mais verbas para a educação profissionalizante.
Em seguida, João Paulo Tavares Papa (PSDB), que foi prefeito de Santos, de 2005 a 2012, adiantou que vai se empenhar para simplificar a criação de empresas, para estimular os jovens empreendededores. "Sou a favor de facilitar o caminho para esses jovens buscarem montar o próprio negócio e, assim, também movimentar a economia da região".
Eneida Koury (PSOL) se propõe a trabalhar no sentido de isentar o comerciante ou empresário iniciante de impostos. "Também devemos buscar recursos do Governo Federal para mais investimentos na educação tecnológica. Inovação e tecnologia são um futuro muito próximo para esses jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho".
Maria Lúcia Prandi (PT) também é a favor de mais empenho na busca de investimentos para a educação. Ela adianta que é essencial ampliar os cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abrir mais uma escola técnica federal na região e a melhorar o Ensino Médio profissionalizante. "E é muito importante trazer centros de formação cultural e esportiva aos jovens".