Fonte: Assessoria de imprensa ACS
Os integrantes da Câmara Setorial das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) conheceram, na manhã desta quarta-feira (13), como funcionará a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da Associação Comercial de Santos, que será implantada em breve no prédio-sede da ACS numa parceria entre a CBMAE e a Associação Comercial de São Paulo. Trata-se de um órgão operacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), entidade sem fins lucrativos e de representação empresarial, que incentiva as empresas na adoção de métodos extrajudiciais de solução de conflitos.
Após a apresentação da CBMAE, a coordenadora da Câmara Setorial de Ensino, Silvia Teixeira Penteado, ressaltou a importância deste novo serviço, que será disponibilizado não só para associados, mas para o público em geral.
“Os conflitos poderão ser resolvidos com maior agilidade e humanização. Foi uma apresentação proveitosa, surgiram questões sobre como funcionará para financiamento estudantil e sobre inadimplência, por exemplo. Um tema muito válido para a nossa reunião”.
Na sequência, houve a apresentação do programa Melhores Práticas Institucionais. Quem se apresentou neste encontro foi Luciano Shmitz, coordenador de pesquisa da Strong Esags, que demonstrou a todos como funciona o Centro de Inteligência de Mercado da instituição, criado há dois anos.
“Neste projeto, trabalhamos com os alunos indicadores setoriais, que ajudam empresários e gestores públicos na tomada de decisões. Os alunos são divididos por células, temos quatro, e cada uma delas trabalha com um tipo de indicador. Então, faz-se uma busca dos dados em fontes confiáveis e os estudantes transformam os números em indicadores que são disponibilizados no nosso site”.
O último assunto tratado na reunião foi o chamado “Ambiente de Negócios”, coordenado pelo diretor da ACS e coordenador da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação, Pedro Veras.
Trata-se de uma plataforma de relacionamento e cooperação, para que os sócios conheçam todas as empresas da ACS e possam utilizar os serviços e produtos que elas oferecem.
“A Câmara de Ensino é um organismo que participa muito dessa iniciativa e também é um interessado que a iniciativa ganhe força. Optei por participar de uma das reuniões de Ensino para falar sobre o Ambiente de Negócios, pelo protagonismo que essa Câmara possui. Acredito que por meio desses encontros criados pelo programa Ambiente de Negócios as empresas poderão se conhecer melhor”.