20 de julho de 2015

Especialista aborda oscilações do mercado em palestra a alunos do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos

Especialista aborda oscilações do mercado em palestra a alunos do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos

Classificador e trader da Stockler Comercial e Exportadora, Nicolaus Fallmeier falou sobre as oscilações e o funcionamento do mercado cafeeiro aos alunos do 59.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), na manhã desta segunda-feira, 20 de julho de 2015.

A exposição foi feita na Sala de Classificação e Prova de Café da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

O professor do curso, Nilton Ribeiro, que durante 55 anos foi classificador de café da Stockler, fez uma rápida apresentação de Nicolaus Fallmeier (mais conhecido como Nico), aos alunos, lembrando que ele é alemão, está há quatro anos no Brasil e deverá retornar ao país natal, para cuidar dos assuntos relacionados ao café brasileiro. Nico foi aluno do 49.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, realizado de 5 a 29 de setembro de 2011.

O vice-coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, Moacir Leite Delfim Soares, assistiu à palestra de Nicolaus Fallmeier.

O Curso de Classificação e Degustação de Café começou em 6 de julho e terminará em 30 de julho de 2015, com aulas diárias, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas.

Estão inscritos 20 alunos na 59.ª turma do curso: 10 japoneses (5 homens e 5 mulheres), 1 mexicano, 1 britânica, 1 italiano e 7 brasileiros.  A tradutora Sayoko Nakai traduz as aulas do japonês para o português e vice-versa.

Após se apresentar para os alunos, Nicolaus Fallmeier informou que a Stockler é uma dos cinco grandes exportadoras brasileiras de café e que a empresa faz parte do Neumann Kaffee Gruppe (NKG), líder mundial em café verde. O site da companhia brasileira pode ser conferido em: http://www.stocklerltda.com.br/

Nico disse que há várias formas de comercialização de café no mercado internacional. Uma delas envolve o produtor, empresas e profissionais na intermediação e o importador. Há também a exportação direta do produtor para o recebedor final, sem intermediação. "De qualquer modo, a comercialização tem um papel importante na cadeia do café".

Entre os agentes que estão na intermediação, um deles é o broker (corretor) e outro pode ser o exportador com armazém próprio ou de terceiros, de acordo com Nico. "O exportador com armazém, por manter depositado o café, está exposto aos riscos do processo. O broker não tem armazém, apenas intermedia a operação entre o produtor e o recebedor".

O exportador, conforme Nico, adquire das fazendas o chamado café de bica corrida, ou seja, com defeitos, e providencia então a classificação, fazendo a peneira e a separação. "Cria valor agregado ao produto, deixando-o pronto para torrar", afirmou.

Quanto ao mercado das bolsas de valores, Nicolaus Falmmeier informou que os mercados futuros são bastante voláteis. "Há bastante flutuação de preços, que dependem de variáveis como clima, safra, taxa de câmbio, juros e expectativa. Com a seca, por exemplo, todos deduzem que vai faltar café e, portanto, os preços sobem".

Nico lembrou que as bolsas devem refletir basicamente o preço do café colombiano. O café brasileiro sofre um desconto. Quanto ao café da Etiópia, por exemplo, tem ágio, porque é mais raro.

CURSO DE JULHO

O 59.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos incluiu, nos dias 10 e 11 de julho, uma viagem à Fazenda Iracema e ao armazém da Dínamo, em Machado, no sul do Estado de Minas Gerais.

No dia 14 de julho, Soren Knudsen, especialista em sustentabilidade cafeeira, falou aos alunos do curso.

A formatura acontecerá em 30 de julho, no final da tarde, no Auditório da Associação Comercial de Santos.

ALUNOS ESTRANGEIROS

Alberto G. Sada Zambrano (mexicano) - Eisa - Empresa Interagrícola S.A.

Ayaka Fujii (japonesa) - UCC - Ueshima Coffee do Brasil

Emi Ueda (japonesa) - UCC - Ueshima Coffee do Brasil

Grace Gallagher (britânica) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Kohei Sano (japonês) - Mitsui Alimentos

Koji Ogawa (japonês) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Mao Oshiguchi (japonesa) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Mika Okuda (japonesa) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Nami Aoyama (japonesa) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Nobuhiro Higashiyama (japonês) - UCC - Ueshima Cofee do Brasil

Oliviero Remmert (italiano) - Stockler

Takumi Fujimoto (japonês) - Mitsui Alimentos

Yuichi Hatayama (japonês) - Mitsui Alimentos

BRASILEIROS

Douglas Saka Zanella - Outspan Brasil Import. Export.

Fabricio dos Santos - GGA - Corretora de Mercadorias

Fernanda Jordão - Volcafe

Lucas Piccoli de Souza

Midiã Menezes Viana

Rubens Eduardo Viana

Victor Mauri da Costa Reme Alves - Rei do Café

CURSO DE CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.