19 de agosto de 2025

Autoridades da segurança pública se reúnem no terceiro BS Debate

Investimentos em educação e na estrutura da polícia e vontade política foram alguns pontos colocados pelos participantes do painel Estratégias para o combate ao crime na Baixada Santista na terceira edição do BS Debate, realizado na Associação Comercial de Santos (ACS) nesta segunda-feira (dia 18), em parceria com o Jornal da Orla e Record Litoral e Vale, para debater o desenvolvimento da Baixada Santista.

O painel contou com a participação da delegada Raquel Galinatti, o advogado Emerson Tauyl e o delegado Marcelo Gonçalves, do 2º DP de Santos. Galinatti defendeu a estrutura de uma educação sólida na formação dos cidadãos. “Precisamos de cidadãos mais conscientes dos limites que podem ou não ser ultrapassados”.

Os participantes também apontaram o desafio de combater o tráfico de drogas  numa região com o maior porto da América Latina, porta de entrada e saída de entorpecentes. “Os desafios da nossa região não são diferentes de outros países como Colômbia, Itália e México. O crime organizado dá um passo sempre à nossa frente”, destacou Marcelo.

União de forças - Já o painel Construindo um acordo de segurança metropolitano contou com os representantes das áreas de segurança dos municípios da Baixada Santista: Wagner Luiz Fernandes da Silva, comandante da Guarda Municipal de Santos, Ricardo Alcaraz, da Guarda Civil de Cubatão, secretário de Segurança de Itanhaém, Milton Saldiba, secretária de Segurança e Mobilidade de Bertioga, Thalita Ramos, comandante da Guarda  Municipal de Guarujá, Sandro Castilho, secretário de Defesa Social de Peruíbe, Cristian Rodrigues, e o comandante da Guarda Civil Municipal de São Vicente, Rubens Góes.

“Os problemas são realmente os mesmos. Muda a cidade e suas pequenas características mas, sem dúvida, é extremamente importante trazer isso para o debate. Para que a gente possa criar cada vez mais forças e ter assim essa junção de união de esforços documentada”, destacou Thalita.

O BS Debate prevê sete encontros até dezembro com foco em temas estratégicos para a região.

 

 

Os participantes apontaram desafios e a importância da união de esforços

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.