A Associação Comercial de Santos (ACS) criou a Câmara Setorial de Agentes de Carga na tarde desta quarta-feira, 1.º de outubro de 2014.
Foram eleitos e tomaram posse o coordenador, Darcy Franzese (Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais); o vice-coordenador, Jorge Silva (Flipper Logística Internacional); e o secretário, Fernando Reis (S. Magalhães Logística em Comércio Exterior).
Agente de carga é o representante que, em nome do importador ou do exportador, contrata o transporte de mercadoria, consolida ou desconsolida cargas e presta serviços conexos.
A reunião foi liderada pela presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, Ana Carmen Sampel Borges, e contou com a participação do diretor executivo da ACS, Marcio Calves.
Também estiveram presentes na reunião Haroldo Silveira Piccina, presidente do Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis), e Aguinaldo Rodrigues, diretor executivo do Sindicomis.
A Associação Comercial de Santos tem agora 20 Câmaras Setoriais: Agentes de Carga, Armazéns, Terminais e Contêineres, Assuntos Aduaneiros e Portuários, Bancos, Café Solúvel, Comércio Varejista, Complexo de Soja, Cooperativas de Café, Empresas de Fumigação e Serviços Fitossanitários, Exportadores de Açúcar, Exportadores de Café, Instituições de Ensino, Navegação, Operadores Portuários, Petróleo e Gás, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, Terminais de Granéis Líquidos e Câmara Setorial de Transportes - além de uma Câmara Setorial que reúne empresas de diversos setores, denominada Sem Câmara Específica.
O principal papel das Câmaras Setoriais é reunir grupos de empresários de uma determinada atividade, possibilitando intercâmbio de conhecimentos e maior representatividade de cada setor.
Através de encontros e reuniões, as empresas trocam experiências e organizam discussões sobre assuntos específicos, mantendo o segmento unido e capaz de reivindicar seus interesses.
Essa forma de estruturação foi aprovada pela Associação Comercial de Santos em maio de 2006. Antes, as atividades eram reunidas em departamentos.
As Câmaras Setoriais são formadas conforme análise da Diretoria Executiva, cabendo aos componentes de cada Câmara Setorial eleger o coordenador, o vice-coordenador e o secretário. Para se formar uma Câmara Setorial, são necessárias no mínimo três empresas associadas.