Os alunos do 57.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) fizeram um passeio no estuário do porto santista, na manhã de 25 de setembro de 2014, quinta-feira.
O passeio foi para permitir aos alunos uma visão geral do Porto de Santos, por onde são escoados cerca de 70% dos embarques do café brasileiro.
O curso começou em 1.º de setembro e terminou em 25 de setembro, orientado pelos professores Nilton Ribeiro, da exportadora de café Stockler, e Candido Mattar Ribeiro, da Triple R Consultoria.
A turma teve 23 alunos matriculados - 3 japoneses, 1 mexicano e 19 brasileiros.
Para a navegação no estuário, foi destacada uma lancha Fabiana, sob o patrocínio da Hamburg Süd / Aliança Navegação e Logística, que mobilizou Humberto Barrada, do setor de exportação - serviço ao cliente.
Os alunos saíram da sede da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico, rumo à lancha Fabiana, no cais dos armazéns 5 e 6, atrás do prédio da Alfândega.
A lancha seguiu o canal do estuário em direção ao complexo multiuso da Brasil Terminal Portuário (BTP / Braporto), na área do cais da Alemoa.
Ao alcançar a altura do terminal da BTP, a embarcação navegou com o objetivo de chegar até a Ponta da Praia, onde começa o cais de atracação de navios.
Após observarem o complexo da BTP, os alunos do Curso de Café da ACS avistaram o terminal da Ecoporto, no cais do Saboó, na Margem Direita (lado santista do estuário).
Do outro lado, na Margem Esquerda, está o terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, que faz parte do município de Santos.
Próximo à Ilha Barnabé, está o terminal multiuso da Embraport, também na Margem Direita.
O passeio prosseguiu, navegando na altura do Valongo, entre o cais dos armazéns 1 e 8, área onde a Prefeitura de Santos pretende desenvolver um projeto turístico, o Porto Valongo.
Na altura do cais do Armazém 12, na Margem Direita, na direção do Bairro do Paquetá, o estuário se afina, com vários terminais.
Um destaque é a torre de alta tensão, na altura do cais do Armazém 26, de transmissão de energia elétrica para o porto, fornecida pela Usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, e construída em 1910.
A lancha seguiu até o Corredor de Exportação, no cais do Armazém 39, o último cais, na Ponta da Praia, ao lado do Ferry-Boat.
Ao chegar à Ponta da Praia, a Fabiana retornou para o ponto de partida, encerrando o passeio.
FORMANDOS
Eis os formandos do 57.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:
Amanda Ribeiro de Castro - Noble Coffee
Anike Wolthers
Antonio Luttmann Diaz
Emmanuel Ribeiro do Valle Filho
Eneide Angela da Silva Pinto - Volcafé
Flavia Bernardi - Três Corações
Gedean Ferreira da Silva - Louis Dreyfus
Haruhiko Ikeda - Iguaçu
Hirohito Shionoya - Iguaçu
Jéssica Barbosa Santiago - Noble Coffee
João Adriano Banachi - Iguaçu
Julio Cezar Cristão
Karen Nascimento Moraes - Noble Coffee
Larissa Alves dos Santos - Noble Coffee
Lucas Dionizio da Silva - Unicafé
Lucas Eduardo - Stockler
Paulo Henrique Santos Pomuceno - Eisa
Rafael Santos Cruz - Noble Coffee
Renata Leão Guimarães
Ryota Shinagawa - Iguaçu
Samantha Geraldina Duyn - Louis Dreyfus
Tamires Pinto da Silva - Noble Coffee
Thales Francheschini Consentine - Louis Dreyfus
CURSO DE CAFÉ
O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.
Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.
O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.
As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.
Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.
O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.
Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.
Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.
O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.
Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br