A Associação Comercial de Santos (ACS) foi uma das 170 entidades participantes da 17ª edição do Dia Mundial da Limpeza, o Clean Up Day, realizado no último sábado (20). Segundo balanço parcial, foram recolhidos 27.090 quilos de materiais, entre bitucas de cigarro, plástico, madeira, vidro, orgânico, tampinhas plásticas, metal entre outros.
A ação de conscientização sobre meio ambiente e sustentabilidade envolveu a limpeza de praias, mangues e canais de navegação de oito cidades da Baixada Santista, com a participação de cerca de 1 mil voluntários de associações, órgãos públicos e outras organizações sociais.
A ACS participou na ação de limpeza da praia e do canal de navegação do Porto de Santos, de onde foi recolhida meia tonelada de resíduos em apenas uma hora e meia de operação, que contou com o apoio das embarcações das voluntárias Brasclean e Hidroclean.
“Isso mostra que os resíduos vão parar no oceano. O que encontramos no canal portuário foi descarte doméstico e não de empresas do setor. Eram copos descartáveis, tampinhas, garrafas pets, embalagens plásticas, como sacos de arroz”, destacou a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andrea Ribeiro.
Em Santos, outros focos do trabalho foram a praia do Gonzaga, o bairro São Manoel, trecho de mangue da Ilha Barnabé e no Caruara, na Área Continental.
Para Andrea, o evento vem crescendo e mobilizando mais pessoas a cada ano. “Cada vez mais se entende que a condição do meio ambiente afeta a todos nós e que é nossa responsabilidade diária cuidar e preservá-lo”.