02 de dezembro de 2015

ACS firma parceria com empresa dinamarquesa para viabilizar negócios no setor de petróleo e gás

ACS firma parceria com empresa dinamarquesa para viabilizar negócios no setor de petróleo e gás

Com o objetivo de estabelecer atividades conjuntas e promover cooperação entre empresas do setor marítimo e de petróleo e gás de Santos e da Dinamarca, foi firmado nesta terça-feira (1) um Memorando de Entendimento (ME) entre a Associação Comercial de Santos (ACS) e Offshoreenergy DK (OEDK), Centro Nacional e Oficial de Reconhecimento e Inovação para a Indústria Offshore Dinamarquesa.

A formalização do acordo  pelo presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS, Vicente de Paulo Vieira do Valle, ocorreu durante conference call com o diretor da divisão de petróleo e Gás da OEDK, Johannes Kromman Bie, que já havia assinado o documento antes dele ser enviado ao Brasil.

“A Associação tem como missão realizar esse tipo de parceria, para encontrar novos meios de viabilizar o desenvolvimento da nossa região”, ressaltou o presidente da ACS, Roberto Santini.
Vicente do Valle lembrou que este é o segundo memorando de entendimento que a ACS assina, relacionado ao setor de petróleo e gás. O primeiro foi com a Câmara de Comércio de Houston, no Texas.

“A Dinamarca tem uma cultura voltada ao tema muito interessante para o Brasil, pois ela explorou durante muito tempo a questão do petróleo e, quando percebeu que havia um limite de exploração, criou uma cultura que visa aproveitar os recursos de petróleo e gás em favor do desenvolvimento do país. Com base nisso, eles têm hoje uma capacidade de exportar serviços por meio de suas empresas, participando em âmbito internacional do segmento. Com esse memorando, damos oportunidade para os nossos parceiros de lá ficarem mais próximos do mercado brasileiro, podendo criar com os parceiros daqui associações para atender a esse mercado. E, também, abrimos espaço para as empresas brasileiras conhecerem o que eles têm a oferecer”.

O secretário setorial da Câmara de Petróleo e Gás, Gustavo Pierotti, destacou que essa parceria é de extrema importância para Santos, uma vez que a Dinamarca é um país maduro na exploração de petróleo e gás, principalmente, em águas profundas.

“Não necessariamente a Dinamarca, mas toda a Escandinávia tem essa experiência. A aproximação é um sinal de que as empresas de lá têm interesse em se instalar aqui, desde que a gente ofereça as condições necessárias para que elas venham. Por enquanto, só temos potencial de negócios, mas há possibilidade que isso se concretize, desde que consigamos alinhar os interesses e necessidades dos dois países”.

Dinamarca

O OEDK tem como missão fortalecer e apoiar o setor offshore dinamarquês para torná-lo competitivo. Isso inclui suporte às empresas e instituições do setor.

Com a assinatura do ME, as partes se comprometem a identificar indústrias e empresas ligadas aos setores de petróleo e gás, área marítima, indústrias navais e áreas subsea e offshore, interessadas em realizar negócios na região da outra parte.

O representante da empresa, Gustavo Ferraz de Luna, que esteve da reunião, disse que o objetivo de a Offshoreenergy firmar parceria com a ACS é atrair investimentos e o interesse de seus associados no mercado brasileiro.

“Dessa forma, as empresas dinamarquesas poderão explorar esse potencial comercial do mercado brasileiro. Porém, essas parcerias não são baseadas somente em valores comerciais, mas também na troca de conhecimento e transferência de tecnologia, o que é muito valorizado nas parcerias da Dinamarca com o mundo”.

Câmara Setorial

A assinatura do ME ocorreu durante a reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, da qual participaram também o coordenador de Conteúdo Local e Relacionamento com o Mercado Fornecedor da Petrobras, Andre Stocco Ferreira; Rodrigo Bitencourt Pinho e Johne Carvalho da Silva, da Unimar – Agenciamentos Marítimos; o gerente do Sebrae na Baixada Santista, Paulo Sergio Brito Franzosi; o gerente da Unidade de Negócios Naval e Offshore da Air Liquide, José Antonio dos Reis da Cunha; e o diretor-executivo da ACS, Marcio Calves.

Na ocasião, também foi discutida a importância da instalação de uma base offshore, em Santos, para atrair empresas do setor para a região, tema que tem sido tratado como prioridade pelos integrantes da Câmara Setorial.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.