07 de dezembro de 2015

ABTL e ACS realizarão fórum para debater atividades industriais e portuárias de granéis líquidos nesta terça-feira (8)

Evento foi criado devido às preocupações de munícipes e trabalhadores da área industrial de Santos, após o incêndio de grandes proporções que atingiu o terminal da Ultracargo em abril deste ano

A Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL), em parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS), realizará nesta terça-feira (8), a partir das 8h30, o 1º Workshop técnico - A Evolução dos Terminais de Líquidos. Trata-se de um fórum para debater as atividades industriais e portuárias relacionadas a granéis líquidos.

O objetivo é promover uma série de discussões sobre a situação atual de armazenagem dessas substâncias e apontar quais os pontos fracos e fortes da estrutura existente. E, dessa forma, buscar novas recomendações por parte das autoridades responsáveis.

A decisão de criar o fórum foi tomada durante uma reunião da Câmara Setorial de Terminais de Granéis Líquidos da ACS, ocorrida em outubro, devido às preocupações geradas após um dos maiores incêndios da história do País atingir o terminal de granéis líquidos da Ultracago, na Alemoa, em abril deste ano.

Para o vice-presidente ABTL e também coordenador da Câmara Setorial, Mike Jaime Sealy, a ideia é que as propostas sejam levadas ao Comitê Especial em Defesa do Meio Ambiente e da Sociedade Civil, composto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Ministério Público (MP), para encaminhamento ao governo das sugestões colhidas no encontro.

“Queremos que tudo o que for debatido neste fórum chegue até os órgãos competentes. E que as autoridades utilizem novos mecanismos para aperfeiçoar o sistema operacional e de combate a emergências em áreas como a atingida pelo incêndio de abril”.

Entre os palestrantes estão representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb, da ABTL e de empresas do setor (ver programação abaixo).

O evento será voltado principalmente a técnicos e profissionais do segmento industrial e portuário. O endereço da ACS é Rua XV de Novembro, 137 – Centro Histórico de Santos.

Sobre o incêndio

O incêndio que atingiu seis tanques cheios de combustíveis na área industrial de Santos, de 2 a 10 de abril deste ano, levou 192 horas para ser extinto.

Apesar de não ter deixado feridos, o acidente provocou grandes danos ambientais e econômicos. Durante os nove dias de combate, os bombeiros utilizaram mais de oito bilhões de litros de água retirados do mar para resfriar os tanques. Parte da água foi contaminada e acabou sendo devolvida ao mar, o que provocou a morte de milhares de peixes.

Houve também prejuízos ao setor portuário, uma vez que, para não prejudicar o tráfego de veículos na cidade, a Prefeitura restringiu a entrada de caminhões no Porto de Santos pela margem santista.

Programação:

8h30 - Credenciamento

Abertura

Terminais de Granéis Líquidos

9h10 - Ary Serpa Junior

Presidente da ABTL | Granel Química

Maurício Zannin

Diretor Técnico da ABTL | Oiltanking

 

Painel 1

Regulamentação e Fiscalização

9h40 - Wagner Huck

Gestor de Projetos | AGEO

 

Painel 2

Gerenciamento de Risco

10h10 - Adriano Andrea

Supervisor de SHE | VOPAK

10h40 - Vivienne Minniti

Gerente da IPRR | CETESB /SP

 

Painel 3

Porto Organizado

11h25 - Claudio Araújo

Superintendente de Engenharia e Manutenção | Stolthaven

 

Painel 4

Sistema de Combate

13h30 - Eduardo de Barros Lima

Gerente Operacional | Adonai

 

Painel 5

Planos de Atendimento

14h10 - Ricardo Rodrigues Serpa

Diretor Executivo | ITSEMAP

 

Painel 6

Considerações finais

15h30 - Mike Sealy

Vice-presidente ABTL | Stolthaven

16h00 – Perguntas e Respostas

 

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.