Fonte: Assessoria de imprensa ACS
Os 15 alunos da 65ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) participaram, nesta quinta-feira (27) da formatura, realizada no Museu do Café (devido à obra de modernização que ocorre na ACS) e receberam seus diplomas. As aulas ocorreram ao longo do mês de outubro e incluíram visitas a um armazém de café e ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
O diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, fez a abertura do evento. Na sequência, o coordenador da Câmara Setorial dos Exportadores de Café da ACS, Moacir Delfim Leite Soares, falou para os alunos a importância do aprendizado para a carreira de cada um deles.
“Certamente foi um passo muito importante no planejamento profissional de suas vidas. Vocês aprenderam o mais impactante termo que usamos em uma sala de classificação: não existe café ruim. Pra toda qualidade existe demanda. O que pode ser ruim para um pode ser bom para outro. O trabalho e o sucesso do qualificador é identificar qual a qualidade apropriada para cada demanda que existe”.
O professor do curso, Nilton Ribeiro, classificador e degustador que atuou durante 55 anos na exportadora de café Stockler, relembrou os principais momentos do curso e fez um elogio. “Essa foi uma turma muito especial”.
O orador escolhido pelo grupo, Alessandro Navarro, que atualmente mora na Bolívia e veio a Santos para participar do curso de café, agradeceu aos professores e colaboradores do curso por toda atenção dispensada aos alunos.
“Saímos daqui com muito mais do que um diploma, saímos com um certificado da vida e da experiência compartilhada com cada um de vocês. Obrigado”.
Para demonstrar sua gratidão, ele entregou uma bandeira da Bolívia para ficar exposta na Sala de Classificação e Degustação de Café da ACS.
Por fim, os alunos receberam das mãos de seus padrinhos os diplomas e participaram de um coquetel, oferecido pela Associação Comercial de Santos.
História do curso
O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.
Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.
Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.
Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.
Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br .