Cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (18) no Museu do Café de Santos
A Gran Reserva Coopinhal adquiriu, por R$ 4.444,44 (cada uma), duas sacas do café que conquistou o 2º lugar no 14º Concurso Estadual de Qualidade de Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira. Os grãos que receberam maior valor no leilão são da Santa Jucy Agroindustrial, Fazenda Jucy, de Cássia dos Coqueiros, que concorreu na categoria Cafés Cerejas e ficou com a nota 8,85.
Os representantes da empresa receberam o prêmio durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (18) no Museu do Café de Santos. Participaram do evento o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o especialista em café, Aldir Alves Teixeira, o coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes, o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes, e o diretor-executivo da Associação Comercial de Santos (ACS), Marcio Calves.
Na ocasião, Aldir Alves Teixeira parabenizou o produtor Paulo Rogério P. Marchi, do Sítio Santa Rosa, em Serra Negra, que foi o primeiro colocado do concurso e que recebeu o prêmio que leva o seu nome. “Quero cumprimentar todos os cafeicultores do Estado de SP e, principalmente, o Paulo Rogério. Com essa pontuação, 8.99, tinha que ser o vencedor. Meus parabéns”.
O coordenador da competição, Eduardo Carvalhaes, lembrou que o objetivo do concurso é estimular o cafeicultor a produzir utilizando as melhores técnicas. “Queremos divulgar também a todo país que o Estado de São Paulo tem cafés de excelente qualidade”.
Premiação
Após a degustação e seleção dos cafés, que ocorre na sala de classificação de café da Associação Comercial de Santos, durante o mês de outubro, é divulgada a lista dos produtores vencedores. Na sequência, é realizado um leilão dos lotes finalistas. Com esse leilão, os produtores têm a chance de vender esses lotes por valores acima dos de mercado. O envio dos lances ocorre pela internet, no e-mail camarasetorial@sindicafesp.com.br.
Depois, é feita a premiação dos produtores e das empresas campeãs - as que deram maiores lances no leilão - ocorrida nesta quarta-feira (18), no Museu do Café.
O último evento do calendário deste ano será em 17 de dezembro, com o lançamento da 13.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, na capital, da qual participam marcas elaboradas com os grãos que foram adquiridos no leilão pelas indústrias.
Em embalagens sofisticadas de 250 gramas e identificadas com selo numerado, esses cafés poderão ser adquiridos pelos consumidores em lojas gourmets ou nos sites das indústrias participantes que trabalham com e-commerce.
O concurso é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da Codeagro - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria de Café, da Associação Comercial de Santos e do Museu do Café.