21 de setembro de 2012

Todos querem fazer negócio com o Brasil

#Atração de investimentos estrangeiros foi destaque no Fórum NetMarinha, durante a Sul Trade Summit

O painel Portos: o que aprendemos investindo mais de um bilhão de dólares, organizado pela NetMarinha durante a Sul Trade Summit, em Itajaí, nesta quinta-feira (21), debateu os investimentos nos terminais portuários. Nelson Carlini, presidente do Fundo LOGZ, afirmou que o Brasil é o país das oportunidades. “A movimentação de contêineres aumentou em média 10% ao ano na última década, o que atraiu investimentos estrangeiros”, explicou. Ricardo Demasi, CEO da NetMarinha mediou o painel.
 
Carlini defende a entrada de capital privado no segmento portuário. “A falta de investimentos em infraestrutura faz o Brasil perder competitividade; 75% dos países do G20 possuem infraestrutura mais competitiva que a brasileira, situação particularmente crítica nos portos”. O engenheiro naval afirmou ainda que apenas 0,1% do PIB é destinado ao setor portuário, e acrescentou que o Brasil ocupa a 123ª posição no ranking de competitividade dos portos. “O Brasil não tem condições para tomar conta da logística; precisa convocar e atrair capitais privados para que oxigenem o setor”, afirmou.
 
O Grupo Ecovias também registrou avanço com a injeção de recursos vindos de investidores estrangeiros. Seus principais acionistas são a Primav Construções e Comércio S.A. e a Impregilo International Infrastuctures N.V. José Vitor Mamedi, gerente de planejamento logístico do grupo, representou a companhia, que opera ativos de logística intermodal, concessões rodoviárias e serviços correlatos, no fórum, e defendeu o modelo hub port, em que um grande terminal recebe as cargas e as distribui para portos menores. Mamedi também sugeriu a pulverização de cargas para outras regiões. “Os portos do Sul são bem estruturados, mas é preciso novas alternativas, para não gerar mais gargalos”, justificou.
 
O painel finalizou os encontros do primeiro dia da Sul Trade Summit, maior evento de logística do Sul do país. Nesta sexta-feira (21) o Fórum NetMarinha debate a unificação do ICMS, as novas tecnologias, a relação entre portos públicos e privados e o comércio exterior do país durante a Sul Trade Summit, no Centreventos de Itajaí.
 
Fonte: NetMarinha / 21/9/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.