Roberta Rossetto - Jornalista e sócia da Coworkers Mídias Sociais
Você está assistindo a um programa na TV, uma novela, um jogo de futebol ou uma luta de UFC com o celular na mão. Ou o tablet. Enquanto assiste, digita um comentário, um desabafo, uma piada sobre o que está vendo.
O que você escreve pode ser lido por outras pessoas, que respondem, compartilham e conduzem um vai e vem de mensagens. Imagine esse ato sendo seguido por milhares de telespectadores e o que você tem é um novo comportamento, a Social TV. As redes sociais, principalmente o Twitter, estão influenciando o jeito com que assistimos televisão.
Talvez estejam nos ajudando a recuperar algo do tempo em que as famílias se sentavam em torno da tela e comentavam entre si o que viam, um ritual perdido quando passamos a ter vários aparelhos espalhados pela casa. Assistir a um programa e comentar sobre ele nas redes sociais se transformou em ritual moderno.
No Twitter, uma espécie de torre de Babel onde todos falam ao mesmo tempo em diferentes línguas, os assuntos podem ser rastreados através de hashtags. As mais usadas aparecem nos Trend Topics (TT) do momento.
Nos tempos da novela Avenida Brasil, as hashtags #AvenidaBrasil e #Oioioi estavam nos TT diariamente, por horas e horas, mesmo depois de terminado o episódio. Era um bom termômetro do sucesso do folhetim. Não ocorre o mesmo com a atual Salve Jorge.
Termômetro que, diga-se de passagem, não passou despercebido pela Nielsen, que anunciou parceria com o Twitter para criar um índice de audiência a partir das informações da rede.
É da Nielsen por sinal um estudo sobre o uso de redes sociais em conjunto com a TV. Segundo a empresa, durante o mês de junho de 2012, um em cada três americanos usou o Twitter enquanto assistia TV.
O número, surpreendente, é 27% maior do que cinco meses antes. Espantoso, concorda? Um em cada três, e crescendo a galope! A pesquisa Nielsen revela que 41% dos donos de tablet e 38% de smartphones declaram usar seus aparelhos durante programas pelo menos uma vez ao dia. Isso nos Estados Unidos. Na América Latina, o número é ainda maior: 52%.
O mesmo estudo surpreende mais uma vez. Ele mostra que 35% dos americanos que usaram tablet enquanto assistiam TV também aproveitaram para consultar informações sobre o que viam na internet.
Eu mesma faço isso muitas vezes - vou procurar o nome de um ator que não aparece na sinopse ou o que aconteceu com ele, que anda tão sumido. Mas os 35% de americanos citados foram pesquisar cupons de desconto e mais informações sobre os produtos que viram anunciados na TV. Imaginou o que isso significa quando os esforços publicitários estiverem casados com os de marketing?
O conceito de Social TV refere-se às tecnologias em torno da televisão que promovem comunicação e interação por parte do público em relação a um programa. É um conceito que inclui as redes sociais, mas não só elas. Poder votar num ou noutro participante de reality show, por exemplo, encaixa-se na definição. O conceito é amplo.
Mas o que importa é a mudança de comportamento por trás da tecnologia e ela aponta para a contínua e cada vez maior vontade de opinar, de participar e interagir. Isso muda tudo. Muda o jeito de nos relacionarmos com produtos e empresas, mudança que ainda tem muito a ser estudado e explorado.
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Roberta Rossetto é jornalista e sócia da Coworkers mídias sociais
Fonte: Brasil Econômico - 6/2/2013