30 de maio de 2014

Skype deverá ter tradução simultânea de conversas

Fonte: Folha de S. Paulo - 30/5/2014 - 3h00

DA EFE

DE SÃO PAULO

"Estamos ainda nas primeiras fases dessa tecnologia, mas a visão de 'Star Trek' de um tradutor universal não está a uma galáxia de distância e seu potencial tem nos entusiasmado", escreveu Gurdeep Pall, vice-presidente corporativo do Skype, no blog da companhia.

Ele se referia a uma nova tecnologia, já em fase de testes, que vai permitir que alguém fale em russo, por exemplo, e seja compreendido simultaneamente por alguém que só fala inglês.

A Microsoft anunciou que vai lançar a versão de testes antes do fim de ano. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez ao público na terça (27), durante o evento Code Conference, na Califórnia.

O Skype Translator está sendo desenvolvido pelas equipes do Skype e da Microsoft Translator. Ele funcionará para chamadas de voz, vídeo chamadas e mensagens instantâneas.

APLICAÇÃO

Pall assinalou a educação, a diplomacia, a comunicação em famílias multilíngues e os negócios como principais campos de aplicação para o Skype Translator.

O processo de tradução simultânea ocorre basicamente em três passos. Primeiro, o Skype Translator reconhece as palavras ditas pelo usuário A e as transforma em texto.

Em seguida, a transcrição é traduzida para o idioma do usuário B. Por último, o texto é verbalizado.

Na demonstração realizada na Code Conference, Gurdeep Pall entabulou uma conversa em inglês com Diana Heinrichs, funcionária da Microsoft que respondia em alemão.

O diálogo foi traduzido de forma simultânea pelo Skype em áudio e legendas.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.