Kickstarter, portal líder em "crowdfunding", ajudou 18 mil projetos a saírem do papel no ano
O Kickstarter, maior site de financiamento coletivo dos EUA, levantou US$ 319,7 milhões (ou R$ 650 milhões, no câmbio atual) no ano passado, que ajudaram a tirar do papel cerca de 18 mil projetos inscritos no portal. O valor representa um aumento de 221% em relação ao registrado em 2011.
O financiamento coletivo, ou "crowdfunding", é uma ideia que ganhou força em 2011, embalada pelo surgimento do Kickstarter. O usuário cadastra um projeto no site – as ideias vão de curtas-metragens a novas bugigangas eletrônicas – e pede dinheiro para colocá-lo em prática. Quem colabora pode ganhar uma recompensa, que vai de vídeos de agradecimento ao próprio produto viabilizado.
O Kickstarter divulga que 2,2 milhões de pessoas ajudaram algum projeto do site em 2012. Pelo menos 50 mil usuários ajudaram dez ou mais projetos, e 452 financiaram 100 projetos ou mais. As doações vieram de 177 países, ou 90% das nações do planeta, afirma o site. A média de doações atingiu US$ 606 por minuto.
Projetos musicais tiveram o maior número de financiamentos bem sucedidos – o usuário só embolsa o valor caso atinja o total pedido, ou precisa devolver as doações, para garantir que só será dado dinheiro a ideias que realmente serão colocadas em prática. Foram mais de 5 mil projetos do tipo. Mas a categoria que atraiu mais dinheiro foi "games", com US$ 83 milhões arrecadados.
Em 2012, 17 projetos arrecadaram mais de US$ 1 milhão no site. O recordista foi o Peeble Watch , um relógio que funciona integrado a smartphones e pode ser personalizado com vários aplicativos (veja uma reportagem sobre o Peeble aqui e o site do projeto aqui ). A ideia levantou US$ 10 milhões.
No Brasil, o principal site de financiamento coletivo é o Catarse. O portal já arrecadou R$ 5,6 milhões, que viabilizaram 418 projetos. Outra opção é o Queremos, focado em shows e produções culturais financiadas por fãs.
Fonte: IG / 14/1/2013