12 de dezembro de 2014

Projeto inovador promete computador 50 vezes mais rápido

Fonte: http://www.abola.pt/ - 11/12/2014 - 17h12

Redação

Os Estados Unidos estão a preparar-se para dar início a um projeto que promete revolucionar o mundo tecnológico.

O Cryogenic Computing Complexity (C3), que resulta de uma parceria entre a Intelligence Advanced Research Projects Activity (IARPA) – uma agência norte-americana de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias –, a IBM e duas outras empresas, é um computador com características bastante avançadas que, segundo as previsões, deverá funcionar 50 vezes mais rápido que o Titan, o supercomputador que pertence ao Departamento de Energia dos Estados Unidos.

De acordo com os responsáveis da IARPA, a agência já recebeu três contratos que visam o apoio ao desenvolvimento do computador, que deverá estar pronto dentro de cinco anos e terá que trabalhar a baixa temperatura, de forma a atingir todo o seu potencial.

Quanto ao custo do projeto ainda não há dados oficiais mas, como forma de comparação, sabe-se que o Japão gastou mais de mil milhões de dólares na tentativa de desenvolver uma tecnologia semelhante.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.