Brasil Econômico (redacao@brasileconomico.com.br)
O levantamento mostrou também que a renovação dos cafezais chegou a 221,6 mil hectares
A produção nacional de café foi estimada em 43,48 milhões de sacas beneficiadas, segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O dado mostra um aumento de 0,77% face à última estimativa.
De acordo com a Conab, a produtividade do café foi melhor do que o esperado em Minas Gerais, maior estado produtor, e também superou as estimativas na Bahia e no Paraná.
A produção, contudo, mostra uma queda de 9,6% frente às 4,6 milhões de sacas colhidas no ano passado. A redução deve-se à característica sazonal da cultura cafeeira.
O levantamento mostrou também que a renovação dos cafezais nesta safra chegou a 221,6 mil hectares, um aumento de 4,3% em relação à safra anterior.
Neste ano, a produção do café tipo arábica repreentou 74% do total. Já o conilon (robusta) respondeu por 26% do café produzido.
As informações disponibilizadas referem-se à quarta estimativa de safra, com dados coletados entre 15 de novembro e 15 de dezembro, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, que correspondem a 98% da produção nacional.
Fonte: Brasil Econômico - 21/12/2011