05 de junho de 2015

Portêineres serão desembarcados em duas semanas

Fonte: A Tribuna - 5/6/2015, página C-5, Porto & Mar

# Navio com os equipamentos atracou no Ecoporto Santos ontem

FERNANDA BALBINO

DA REDAÇÃO

Em uma operação que durou uma hora e cinquenta minutos, deslocando-se a uma velocidade de 8 nós (14,4 quilômetros por hora), o navio Zhen Hua 26 cruzou o canal de navegação do Porto de Santos e atracou no Cais do Saboó, no terminal Ecoporto Santos. Ele levava os três portêineres encomendados pela empresa. Os equipamentos, utilizados para carregar e descarregar contêineres das embarcações, serão descarregados nas próximas duas semanas.

A manobra de entrada no Porto aconteceu uma semana após a chegada do Zhen Hua 26 à Barra de Santos. Nesse período, a operação foi planejada para garantir a segurança dos equipamentos e do canal de navegação do cais santista.

“Essa operação exigiu que nós fizéssemos reuniões de coordenação com a Praticagem, a Codesp, a empresa interessada (o Ecoporto Santos) e a agência representante do navio, em que foram estabelecidas algumas condiçõesde segurança para esta manobra, que não é comum e afeta outros atores do Porto. Tivemos que suspender a navegação por cerca de duas horas, houve a questão do corte de energia por conta das torres e tudo isso foi acertado com a devida antecedência para que tudo acontecesse em condições bastante seguras”, explicou o capitão-de-mar-e-guerra Ricardo Fernandes Gomes, comandante da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). A manobra começou às 9 horas.

Meia hora depois, o fornecimento de energia elétrica no Porto foi interrompido. A medida foi necessária, pois, sobre o estuário, nas proximidades do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, passam os cabos que transmitem a energia da Usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, para o cais santista. Para evitar risco de uma descarga elétrica, caso os portêineres levados no cargueiro encostassem nos fios, a eletricidade só foi restabelecida às 10h40.

Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, estatal que administra o Porto), os cabos estão a 70,52 metros de altura. O navio com os portêineres (parcialmente desmontados) tem um calado aéreo de 65,4 metros.

Outras exigências da Autoridade Marítima foramque a manobra do Zhen Hua 26 fosse orientada por dois práticos a bordo (tradicionalmente, apenas um atua) e quatro rebocadores auxiliassem os trabalhos. A CPSP acompanhou o trabalho.

DESCARGA

Inicialmente, o Ecoporto Santos informou que o desembarque dos equipamentos seria feito pela ZPMC, a fabricante dos portêineres. Ontem, a empresa  relatou que a operação será realizada por trabalhadores portuários avulsos (TPAs), requisitados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo).

Esse serviço deve ocorrer nos próximos 15 dias e acontecerá de forma semelhante a outros desse tipo que aconteceram no Porto. Os aparelhos serão preparados para o desembarque, posicionados sobre trilhos entre o costado e o cargueiro. Em seguida, serão deslocados até o cais operacional.

Os três portêineres vão poder ampliar em 50% a eficiência das operações de contêineres no terminal. A expectativa é de que, no próximo semestre, com todos em funcionamento pleno, a empresa consiga aumentar de 20 para 30 a quantidade de movimentos por hora (MPH) realizada por equipe de trabalho.


# China

Os portêineres adquiridos pelo Ecoporto Santos (Grupo Ecorodovias) foram fabricados pela ZPMC, em Xangai, na China

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