21 de maio de 2013

Por que o Yahoo! pagou R$ 2,2 bilhões pelo Tumblr?

# Entenda como a popular rede de blogs será importante para interromper a decadência de uma das mais tradicionais empresas da internet

RAFAEL BARIFOUSE

“Prometo que não entregarei tudo.” Foi como Marissa Meyer, presidente do Yahoo!, anunciou no domingo (19) que o Yahoo! havia comprado a rede de blogs Tumblr por R$ 2,2 bilhões. Humor não faltou à executiva ao confirmar o negócio. Sua mensagem ainda vinha acompanhada de um GIF com o um dos memes mais populares da internet, o “Keep Calm” (mantenha-se calmo, em inglês).

Tudo para de fato acalmar os ânimos dos fãs do Tumblr, que nos últimos cinco anos surgiu do nada para se tornar o 32.º endereço mais popular da internet, com 105 milhões de blogs e 300 milhões de visitantes por mês, e também um dos mais queridos.

Seus membros poderiam achar que de agora em diante o Tumblr não mais priorizaria seus membros e se tornaria uma máquina de fazer dinheiro para uma das maiores multinacionais digitais.

Meyer frisou que o Tumblr permanecerá independente. “Os produtos, o time, sua inteligência e irreverência continuarão os mesmos, assim como sua missão de dar poder aos criadores para criar e compartilhar o que fazem”, afirmou ela.

David Karp, o criador do Tumblr, fez o mesmo. “Não mudaremos. Apenas nos tornaremos mais ágeis e teremos mais recursos”, afirmou Karp no blog da sua empresa. “Não decepcionaremos vocês.”

O esforço se justifica porque não adiantaria comprar o Tumblr e ver seus usuários debandarem no dia seguinte com medo de alterações radicais no portal. Meyer pagou um valor altíssimo pelo Tumblr porque a rede de blogs pode ser uma arma importante para o Yahoo dar a volta por cima.

Uma das mais importantes e tradicionais empresas de internet, o Yahoo há uma década vem perdendo relevância e receita. Meyer foi contratada no ano passado com a missão de reverter esse quadro. Tem feito pequenas aquisições desde então. Comprou empresas para incorporar sua tecnologia e o talento de sua equipe ao Yahoo. O Tumblr foi o maior negócio até agora. Esse valor se justifica? Sim, por alguns motivos.

AUDIÊNCIA: de partida, o Tumblr aumentará 50% o número de visitantes únicos do Yahoo, para mais de 1 bilhão, e sua audiência em 20%. Ainda mais importante que os números totais é o perfil de quem acessa a rede de blogs. Em uma conferência recente, o diretor financeiro do Yahoo, Ken Goldman, admitiu que o público do Yahoo estava envelhecendo e que era necessário encontrar uma forma de renová-lo (leia-se conquistar mais gente com idade entre 18 e 24 anos) para se tornar “cool” de novo. O Tumblr preenche essa lacuna com sua audiência predominantemente jovem.

PUBLICIDADE: a receita com anúncios do Yahoo ainda depende em grande parte do formato mais tradicional de publicidade da internet, os banners. Desde o ano passado, o Tumblr vem experimentando com um formato novo, os anúncios nativos. São chamados assim porque eles aparecem como qualquer outro conteúdo. Pense nos posts patrocinados do Twitter e do Facebook que surgem no perfil do usuário como os posts enviados por amigos. Eles não são uma categoria separada, como os banners. Assim, tendem a ser mais vistos e menos rejeitados pelos usuários, que até interagem com eles e os republicam em seus perfis. Esse modelo gerou R$ 26 milhões no ano passado para o Tumblr e deve trazer outros R$ 200 milhões neste ano.

MOBILIDADE: Meyer também assumiu como prioridade mudar o negócio do Yahoo do PC para celulares e tablets. Por isso tem comprado pequenas empresas voltadas para mobilidade. A última foi a Summly, por R$ 60 milhões. Esses aparelhos móveis são cada vez mais usados para navegar a internet. O Yahoo precisa ter sucesso neles para ser relevante. O Tumblr tem ido muito bem nesse quesito. Começou como um site acessível apenas pelo PC, mas hoje metade dos seus membros o usa em tablets e celulares. Como esses aparelhos estão sempre à mão, seus membros usam o Tumblr neles até sete vezes ao dia. Mayer acerta ao trazer essa tecnologia e talento, além dos hábitos de seus fiéis membros, para o Yahoo.

Mas eles se manterão mesmo fiéis? A rede de blogs Wordpress, uma concorrente, divulgou que o conteúdo transferido do Tumblr cresceu bastante desde o anúncio da aquisição. Essa transferência sinaliza quem trocou um portal pelo outro e decidiu levar junto o conteúdo já publicado. Em média, entre 400 e 600 posts são transferidos por hora do Tumblr para o Wordpress. Ontem, eram 72 mil. Foi um grande aumento, mas nada que abale o Tumblr, que diz ter 75 milhões de novos posts por dia.

O próprio fundador do Wordpress, Matt Mullenweg, ainda veio a público dizer que o valor pago pelo Yahoo foi baixo diante do potencial de um portal como o Tumblr. “Ainda não entendemos o real valor de uma plataforma de publicação online, particularmente aquelas que se espalham por diferentes endereços da internet”, afirmou Mullenweg. “O negócio Yahoo-Tumblr pode parecer muito generoso por algumas métricas, mas é um décimo do valor que será criado por plataformas desse tipo nos próximos anos.” Se esse prognóstico de provar verdadeiro, Marissa Meyer pode ter feito o melhor negócio de sua carreira.

Fonte: Época - 20/5/2013

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