A Petrobras está considerando o Grupo EBX, de Eike Batista, como parceiro para porto e outros serviços, disse nesta terça-feira (9) a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, durante uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro.
A estatal já havia mencionado, em meados de março, que considerava o porto de Açu, de Eike Batista, no norte fluminense, como uma das opções logísticas para a empresa.
Esses rumores ajudaram a conter a queda das ações das empresas de Eike na Bovespa na segunda-feira. Nesta terça, os papéis operavam em alta.
O serviço de notícias Valor Pro noticiou, na segunda-feira, que o governo teria acionado a Petrobras para começar negociações com o grupo EBX, na tentativa de restaurar a confiança dos investidores no conglomerado de Eike.
Segundo a notícia, o governo considera que o desafio atual das empresas X é uma crise de confiança, e não um problema financeiro, e que uma eventual quebra do grupo não seria de interesse do país.
Notícia gera crise de confiança sobre porto de Açu
Em sua última edição, a revista Veja publicou que as obras do projeto da LLX Logística do Porto do Açu foram realizadas sem um estudo do solo, o que levantou os riscos da obra afundar --literalmente. Agora, o estaqueamento (um tipo de alicerce) do estaleiro começou a ruir. As obras do porto começaram em outubro de 2007 e envolvem uma área total de 90 quilômetros quadrados.
A empresa, porém, afirmou que as acusações são 'inverídicas e infundadas' e que não há qualquer problema com as fundações ou edificações do estaleiro.
Segundo a assessoria da empresa de Eike Batista, todas as obras realizadas no Superporto do Açu e no estaleiro da OSX Brasil no Açu são baseadas em rigorosos estudos, e afirma que nunca houve e nem há qualquer problema com as fundações ou edificações do estaleiro.
"Todo o processo de estaqueamento e fundações realizado no estaleiro da OSX, assim como os estudos geotécnicos e os projetos são desenvolvidos por empresas altamente qualificadas", diz a LLX em comunicado. A nota é finalizada com o reforço de que as obras do Porto do Açu e do estaleiro da OSX seguem em ritmo avançado, com operação prevista para este ano.
Fonte: UOL / 9/4/2013