28 de agosto de 2012

Perimetral de Guarujá começa a receber vigas dos viadutos

#Codesp pretende concluir os dois acessos e abri-los ao tráfego em novembro e dezembro deste ano

A Codesp deu, na semana passada, mais um passo para que a Avenida Perimetral da Margem Esquerda (Guarujá) possa ser aberta ao tráfego antes do prazo programado. Com a intenção de entregar os dois viadutos previstos em novembro e dezembro próximos, a Docas iniciou, na última sexta-feira, a instalação das 35 vigas que vão sustentar as vias.

A etapa é considerada decisiva, já que o serviço entra na fase chamada de superestrutura. A expectativa é de que o trabalho seja encerrado na semana que vem.

O primeiro passo para o começo da obra foi o reposicionamento de uma linha de alta tensão, de 138 mil volts, que passava por cima da área dos futuros viadutos e alimentava o Terminal de Granéis (TGG) e o Terminal Marítimo de Guarujá (Termag). A linha foi deslocada para uma torre montada especialmente para a função e bem mais alta que a existente. O trabalho foi executado no último dia 19.

Segundo a Docas, para a instalação das vigas, foram utilizados quatro guindastes de grande capacidade. Eles carregam e içam as peças, que são posicionadas nos sete vãos dos viadutos, a uma altura de 6,5 metros. No primeiro dia foram colocadas três vigas.

Após essa etapa, serão inseridas as pré-lajes, já preparando o tabuleiro do viaduto para receber a laje concretada. Com essas fases concluídas, a Codesp terá a chance de liberar o primeiro viaduto em três meses, conforme havia sido estimado. Já o segundo ficará para dezembro.

As duas passagens terão, cada uma 450 metros de extensão. Elas são consideradas fundamentais para eliminiar o incômodo cruzamento de caminhões e trens na região. O viaduto de acesso ao Porto (entrada) direcionará o fluxo até uma rotatória, que o distribuirá para os terminais portuários. Ele terá três faixas de rolagem.

O outro (de saída) contará com duas faixas e receberá os flucos procedentes do viário já existente e os veículos que deixarem os pátios das empresas Santos Brasil (operadora do Terminal de Contêineres) e Localfrio.

Além desses viadutos, a construção da Perimetral envolve o alargamento da Avenida Santos Dumont, principal acesso aos terminais de Guarujá, e a remodelação da Rua Idalino Pinez ( a Rua do Adubo), a punica ligação entre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Santos Dumont. A construção de uma ciclovia junto às pistas, para o tráfego urbano, também está prevista no projeto, que contempla ainda iluminação, paisagismo, sinalização e nova pavimentação.

Durante a obra, a coordenação de trânsito é feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Guarujá, em parceria com a Guarda Portuária. No semestre passado, foram contratados 30 agentes para organizar o tráfego e impedir a formação de filas de caminhões.

A construção da Avenida Perimetral de Guarujá é realizada pela Constran, empresa vencedora da licitação da obra. O valor é de R$51 milhões, com recursos disponibilizados pelo Governo Federal, por meio do PAC, e administrados pela Secretaria de Portos.

Fonte: A Tribuna / 28/8/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.