05 de junho de 2012

Perfeição empreendedora

Mara Sampaio - Psicóloga e especialista em cultura empreendedora

Mario Geisse chegou ao Brasil em 1976 vindo do Chile para ser o enólogo da Chandon, empresa instalada no Rio Grande do Sul que atua no segmento de vinhos espumantes naturais de luxo.

Nessa época ele decidiu fazer seu próprio vinho e como a vinicultura é uma atividade caracterizada pela paciência, arte e conhecimento, pesquisou por três anos na região da serra gaúcha até encontrar um terreno excepcional onde considera ter as melhores terras para produzir espumante de alta qualidade no Brasil.

Há mais de 30 anos Mario vem construindo o seu sonho de ser o fabricante do melhor espumante das Américas. Na sua vinícola nasceram seus três filhos que hoje trabalham a seu lado para alcançar o sonho da família Geisse.

Como todo idealista, Mario é focado no futuro e acredita que atingirá esta meta com as próximas gerações de sua família, talvez seus netos ou bisnetos.

Alguns pesquisadores sobre empreendedorismo têm estudado o conceito de perfeição e a habilidade de algumas pessoas em combiná-la com o mundo dos negócios. A busca pela perfeição, um ideal perseguido por quem acredita na capacidade de se superar constantemente tanto pelo talento quanto pela técnica na conquista da alta qualidade.

O fato de que existem muitos consumidores disposto a adquirir um produto pela excelência pode ser oportunidade para combinar deste dois conceitos: perfeição e empreendedorismo.

A família Geisse acredita que quando se trata de um empreendimento baseado na alta qualidade do produto, o mais importante não é tamanho e nem o tempo e sim a disposição em unir a arte e tecnologia na produção.

Para Mario Geisse o primeiro elemento de sucesso de seu negocio é o capital humano. Além da sua, são mais cinco família que compartilha os mesmos sentimentos pela empresa e conhecem a tradição e o rigor no processo de fabricação do espumante para garantir a qualidade.

A sustentabilidade é o caminho escolhido por ele no presente para conquistar a excelência futura. O cultivo e a colheita são realizados com melhor tecnologia existente no que se refere aos impactos ambientais.

Mario acredita que inovação e tradição podem andar de mãos dadas. Para que este tipo de negócio não se pode separar o empreendedor de sua empresa, é o seu estilo de vida que caracteriza a filosofia do negócio.

A imagem de seu produto no mercado e uma marca baseada no nome da família é seu ideal. No setor da viticultura muitos produtos de alta qualidade são reconhecidos e valorizados por estarem na mão de uma família por décadas ou séculos.

Para Mario, a referência é a família Villaine, que desde 1911 produz o vinho francês Romanée-Conti, o mais cobiçado e famoso do mundo. A denominação existe desde 1794 e eles produzem apenas 6 mil garrafas por ano.

O segredo de uma empresa baseado no ideal da perfeição é saber resistir à tentação de crescer rapidamente, aceitar as restrições da matéria-prima e garantir o padrão de qualidade. A pressa é grande inimiga deste tipo de negócio.

O espumante da família Geisse está entre os melhores do Brasil e já é reconhecido no exterior. Este ano lançam o primeiro champanhe com alma brasileira. Foi o resultado de uma parceira com a Família Dumont, produtora deste tipo de vinho há mais de três séculos na região de Champagne.

Para Mario Geisse, é só o começo! O que são 30 anos para um negócio quando se pensa em 300?

----------------------------------------------------------

Mara Sampaio é Psicóloga e especialista em cultura empreendedora

Fonte: Brasil Econômico - 5/6/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.