A Organização Internacional do Café – OIC aprovou projeto intitulado "Empoderamento das mulheres nas cooperativas de café brasileiras para melhorar a qualidade do café", apresentado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil. A análise feita pelo comitê de projetos ocorreu durante a 110ª reunião do conselho da OIC, realizada na semana passada, em Londres.
O projeto proposto visa treinar mulheres do setor cafeeiro de várias regiões produtoras brasileiras. O objetivo é transmitir os conhecimentos necessários sobre o café que produzem, como melhorar a qualidade desse produto e, consequentemente, obter um preço melhor.
Casualmente, o projeto recebeu acolhida favorável no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
O Departamento do Café enviou carta à OIC apoiando o projeto da IWCA Brasil onde ressalta a relevância do treinamento das brasileiras afirmando que o projeto está “alinhado com as prioridades do setor cafeeiro nacional”.
A IWCA Brasil trabalha agora com a secretaria da OIC a fim de obter os recursos necessários para que o projeto seja implementado consolidando a decisão do conselho.
Fazem parte do Comitê de Projetos os países produtores: Brasil, Costa do Marfim, Guatemala e Indonésia e os países consumidores Espanha, Estados Unidos e Itália.
As informações são da IWCA Brasil e da OIC, adaptadas pelo CaféPoint.
Fonte: CaféPoint / 12/3/2013