18 de maio de 2012

O mobile payment nas vendas diretas

João Moretti - Diretor-geral da MobilePeople, empresa especializada em soluções móveis

A oferta de produtos e serviços pela internet, por meio de lojas virtuais de comércio eletrônico, vem sendo alavancada por novas formas de pagamento, como o mobile banking, tornando-se um canal importante para o lojista na hora da concretização das vendas.

A concorrência da web, porém, não ameaça um dos segmentos de comércio mais antigos do Brasil: a venda direta - ou de porta em porta como muitos falam - e que também pode ser beneficiada pelo mobile payment - forma de pagamento na qual o celular substitui os cartões ou dinheiro vivo. Mas, como o setor de vendas diretas pode se valer dessa nova tecnologia?

Vendas diretas são aquelas feitas por meio do contato pessoal entre o vendedor e o cliente fora de um comércio ou estabelecimento fixo.

Trata-se de um mercado poderoso, que segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) no primeiro trimestre de 2011 cresceu 8,9% em relação ao mesmo período de 2010. Elas atingiram um volume nominal das vendas de R$ 5,8 bilhões.

Olho no olho

Negociar diretamente com o consumidor agrega valor ao produto, que é oferecido por meio do relacionamento pessoal estabelecido entre quem vende e quem compra.

Apesar do crescimento das transações comerciais pela internet, muitos ainda preferem o contato "olho no olho" e avaliar "em mãos" o que está sendo comprando.

Vender diretamente tem a vantagem de o vendedor ir onde quer que o cliente esteja, oferecendo um atendimento personalizado e diferenciado.

Outro ponto positivo é a conveniência de hora e local para oferecer ao cliente o consumo e a compra de bens e serviços. Mais ainda, a venda direta possibilita muitas vezes ao cliente levar o produto na hora, diferentemente da compra pela internet.

O pagamento móvel agrega

Já com o mobile payment, qualquer profissional que trabalhe com vendas diretas poderá comercializar seus produtos com a ajuda do celular. O consumidor pode ou não pagar com cartões ou dinheiro, o que facilita as compras.

Os vendedores que oferecem atendimento personalizado a esses clientes também serão beneficiados, ganhando agilidade nas ações de venda e tendo maior controle sobre aquilo que comercializam.

Além disso, terão facilidade na hora de gerenciar os pagamentos, melhorando o sistema de compra e venda dentro do setor.

Incorporar o mobile payment às vendas diretas vai unir uma das tecnologias mais avançadas atualmente, no que diz respeito a pagamentos, ao sistema tradicional de vendas, baseado no contato pessoal junto aos clientes.

Isto proporciona maior satisfação pessoal e qualidade no atendimento, rompendo barreiras e construindo um novo formato de negociação.

----------------------------------------------------------

João Moretti é diretor-geral da MobilePeople, empresa especializada em soluções móveis

Fonte: Brasil Econômico - 18/5/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.