# Libra terminais Santos, recepciona o maior navio de contêineres da costa brasileira.
Fonte: Jornal Portuário - 06/02/2015
Da redação - Luiz Cláudio de Oliveira
Considerado o maior navio de contêineres da costa brasileira o navio da CMA CGM – Tigris, com seu imponente 300 metros de comprimento, 48,2 metros de boca(largura) e capacidade para transportar até 10.900 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), possui as mais recentes tecnologias ambientais que reduzam significativamente suas emissões de C02.
O Navio chegou nessa sexta-feira(6) na barra de santos, e atracará pela primeira vez em um dos terminais do Porto de Santista e tem previsão de sua saída(desatracação) para ás 16:00 horas dessa sexta-feira, conforme a Santos Pilots.
O armador CMA CGM, que possui parceria com o Grupo Libra, escolheu o local como sendo o ideal para o evento de chegada de seu cargueiro. Será recepcionado e inaugurado por um grande evento com a presença do presidente e diretores do Grupo Libra, autoridades e executivos da região, representantes da ANTAC, Codesp e prefeito de Santos entre outros.
O CMA CGM Tigris, é um dos quatro de uma série de 28 navios de uma classe de 9.400 para 10.900 TEUs, cada navio desta série one-of-a-kind será nomeado pelo nome de rios famosos do mundo, o navio entrou na frota do armador CMA CGM em dezembro, é uma vela afretada a casco sobe a bandeira de Malta.
O CMA CGM TIGRIS, atualmente faz a linha SEAS2, e opera a seguinte rota:
Shanghai, Ningbo, Chiwan, Hong Kong, Singapura, Port Kelang, Santos, Paranaguá, Buenos Aires, Montevidéu, Rio Grande, Itapoá, Santos, Durban , Port Kelang, Singapura, Hong Kong e Xangai.
O navio está equipado com novas formas de proa bulbosas melhorar a hidrodinâmica do vaso a uma velocidade de 16 a 18 nós.
Um navio com um linha política de desenvolvimento sustentável do Grupo, o CMA CGM TIGRIS está equipado com as mais recentes tecnologias ambientais que reduzam significativamente suas emissões de C02, bem como a pegada de carbono do Grupo. Mais particularmente, ele está equipado com novas formas de proa bulbosas melhorar a hidrodinâmica do vaso a uma velocidade de 16 a 18 nós.
Após a cerimônia, ele será levado até a Embraport, onde vai operar o embarque e desembarque de cargas.