A história do café é tão marcante quanto o gosto da bebida que pegou o brasileiro pelo paladar. O produto não tem lugar de destaque apenas nas mesas e balcões, mas também na economia e no desenvolvimento do País. E é exatamente parte desta memória que está preservada no Museu do Café, em Santos.
Situado no imponente prédio da Bolsa do Café, na Rua XV de Novembro, o Museu impressiona logo de imediato com o Salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas, na década de 20. Aliás, o quadro de anotação está em exposição com a grafia da época: official e mezes.
O local ainda abriga diversas peças e fotos e, claro, destaca a escultura de um carregador de café - imagem que virou referência no Porto de Santos.
NOITE
Cada detalhe do Museu, que demonstra que a importância do café vai além das xícaras, pode, agora, ser conferida em horário estendido, até as 21 horas. O equipamento também está aberto para visitação noturna quinzenalmente.
A estreia foi ontem. “Achei maravilhoso. É um passeio muito interessante”, garantiu a moradora de São Paulo, Patrícia Ramos. As visitas noturnas acontecem no próximo dia 24 e seguem a cada duas semanas até dia 26 de dezembro.
Para atender à demanda de turistas e moradores da região, o Museu do Café passa a funcionar também as segundas-feiras até fevereiro. Excepcionalmente neste período do ano, o local funcionará de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 5,00. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.
Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.
“Moramos em Santos, mas nunca tínhamos visitado o Museu. É maravilhoso. Todos os detalhes da arquitetura do prédio são lindos. Estamos adorando”, contou Margareth Louzada Felipp de Oliveira, enquanto a filha Gabriella, de 7 anos, divertia-se no quebra-cabeça, tentando montar a planta do café.
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro de Santos. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br. Os agendamentos de visitas podem ser feitos pelo telefone (13) 3213-1750.
Café na praia
Neste verão, o equipamento da Secretaria de Estado da Cultura não estará apenas no Centro Histórico da Cidade.
O projeto “Museu do Café vai à praia”, realizado em parceria com a Prefeitura, levará um pouco da história do produto e das atividades do local para a orla santista.
A programação vai até o dia 30 de janeiro. A atividade acontece em uma tenda personalizada, na praia do Gonzaga.
Entre as diversas atrações,haverá degustação de drinks de café.