14 de março de 2013

Mecanização na lavoura não gera desemprego, supre a falta de mão de obra

Na manhã desta quinta-feira (14/03) o presidente da Cooxupé Carlos Alberto Paulino da Costa, acompanhado do vice-presidente da cooperativa Carlos Augusto Rodrigues de Melo e do superintendente do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Antônio do Carmo Neves, destacou durante coletiva de imprensa, na 12ª FEMAGRI, que a mecanização da lavoura não significa impulsionar o desemprego. “Ao contrário, mecanizar supre a falta de mão de obra, um dos desafios do setor”, afirma o presidente (confira mais informações a respeito dos desafios da mão de obra em 'Mão de obra continua sendo o maior desafio à cafeicultura nacional')  .

Carlos Paulino também apontou da necessidade do produtor otimizar a mão de obra, o que melhora ainda mais a produção cafeeira permitindo mais competitividade ao grão. “A mecanização implica em capacitação de recurso pessoal. Tecnologias cada vez mais sofisticadas exigem profissionais preparados. Para isso, a Cooxupé possui um convênio com o Senar, com o qual hoje renovamos a assinatura, para a realização de cursos de capacitação para nossos cooperados”, diz.

Para viabilizar a mecanização na lavoura de seus cooperados, Carlos Paulino contou que nesta edição da Femagri, além do Finame – que condiciona juros mais baixos para financiamentos em bancos, a Cooxupé está oferecendo oportunidades que facilitam as operações comerciais dos produtores de café. “A novidade da cooperativa neste ano é um sistema próprio de financiamento, em que o cooperado pode utilizar o seu café como moeda de troca, parcelando suas compras para as safras de 2013, 2014 e 2015”, contou.

Assinatura de convênio para capacitar mais de três mil trabalhadores

Representantes da Cooxupé e do SENAR assinam um convênio para a realização de cursos de capacitação de trabalhadores do setor cafeeiro, às 10h, desta quinta-feira (14/03), durante Femagri 2013.

Serão investidos R$ 580 mil, valor 23% maior do que o convênio firmado em 2012. Os municípios atendidos pela iniciativa serão: Alpinópolis, Itamogi, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Alfenas, Areado, Botelhos, Cabo Verde, Campestre, Guaxupé, Monte Belo e Guaranésia.

O SENAR atua desde 1993 em parceria com Sindicatos dos Produtores Rurais e outras entidades cooperadas, atendendo cerca de 140 mil pessoas em 257 cursos, além de oferecer treinamentos, seminários, palestras e programas especiais.

Numa área de 19 mil m², a Femagri conta com mais de 100 expositores em seus 141 estandes. A Feira acontece até esta sexta-feira, dia 15, às 18h. A expectativa de público é mais de 20 mil pessoas.

Fonte: CaféPoint / 14/3/2013

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.