Praia e futebol: Depois de garantir a Copa e os Jogos Olímpicos, a posição do país no ranking geral saltou dez posições, tornando o Brasil uma estrela ascendente no índice geral", diz o relatório
O Brasil subiu dez posições em um ranking elaborado por uma consultoria que avalia a força da "marca" de cada país no exterior. O ranking Country Brand Index (CBI), da consultoria em marcas FutureBrand, busca avaliar como cada país é visto por pessoas no exterior. O estudo leva em consideração as percepções em 113 países.
No ranking de 2011, divulgado nesta sexta-feira (11), o Brasil ocupa a 31ª posição em uma lista de 113 nações. Entre os 50 países do topo da lista, o Brasil foi o que mais cresceu no ranking. Na América Latina, o Brasil fica atrás apenas da Costa Rica, que está em 24º lugar. No ranking anterior, de 2009, o Brasil ocupava a 41ª posição.
Os fatores levados em consideração no estudo são qualidade de vida, a facilidade de se fazer negócios, turismo e cultura. Além disso, um dos indicadores – chamado de "valores" – avalia a percepção que estrangeiros têm sobre cada país nos quesitos liberdade política, tolerância, sistema jurídico, liberdade de expressão e consciência ambiental.
Apesar de ganhar importância no cenário externo, o Brasil perde feio para a China em relevância na mídia internacional. O país é mencionado em apenas 10% do noticiário sobre os Brics, enquanto os chineses estão em 65% dos artigos.
"Estrela ascendente"
De acordo com a FutureBrand, a percepção dos estrangeiros sobre o Brasil melhorou em relação a consciência ambiental, qualidade de vida e facilidade de se fazer negócios.
Na parte do estudo sobre turismo, o Brasil ficou em segundo lugar em uma lista das melhores praias (atrás da Austrália) e terceiro lugar no ranking de vida noturna (atrás de Estados Unidos e Grã-Bretanha), segundo a opinião dos estrangeiros.
O estudo também destaca a posição do Brasil entre outros países emergentes. "A Índia [em 29º lugar] lidera os Brics em percepção geral da marca do país, mas o Brasil é a estrela em ascensão do grupo", afirma o relatório da FutureBrand. "Depois de garantir a Copa do Mundo Fifa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a posição do país no ranking geral saltou dez posições, tornando o Brasil uma estrela ascendente no índice geral."
"Crescimento forte e altos juros tornaram o Brasil atraente a investidores, com grandes fluxos de capital tendo contribuído para uma rápida valorização do real. Ao contrário da China, o Brasil conseguiu também melhorar em outras dimensões do ranking, como turismo, com uma subida de 30 posições neste ano."
As dez "marcas" mais fortes, segundo o ranking da FutureBrand, são, na ordem, Canadá, Suíça, Nova Zelândia, Japão, Austrália, Estados Unidos, Suécia, Finlândia, França e Itália.
Os pesquisadores ouviram 3.500 viajantes - entre turistas e empresários - e receberam informações de 102 especialistas e 14 pesquisas de mercado. A maior parte da pesquisa foi realizada em julho deste ano.
A consultoria FutureBrand é parte do McCann Worldgroup, que possui agências de publicidade em diversas partes do mundo.
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China goleia Brasil em aparições na mídia internacional
Chineses aparecem em 65% da cobertura sobre os Brics...
Blog - Fernando Rodrigues
Brasil está em só 10% deste noticiário, aponta estudo.
Apesar de ganhar importância no cenário externo, o Brasil perde feio para a China em relevância na mídia internacional. O país é mencionado em apenas 10% do noticiário sobre os Brics, enquanto os chineses estão em 65% dos artigos.
"Brics" é o acrônimo comumente usado para designar o grupo formado (pelas suas iniciais em inglês) por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A Índia também está à frente do Brasil, com 14% das citações. Os outros integrantes do grupo, Rússia e África do Sul, tem 9% e 2%, respectivamente.
Os dados são do Media Tenor, instituto americano especializado em análises de mídia. O estudo considerou notícias de jan.2010 a jun.2011 produzidas por 39 veículos jornalísticos –incluindo a revista “The Economist”, os jornais “Financial Times” e “Wall Street Journal”, e as televisões CBS, NBC, ABC, Fox, Al Jazira, Rai e BBC. Aqui, íntegra do estudo.
Quando se analisa a fatia do Brasil na mídia internacional entre os Brics, nota-se que os fatos mais noticiados sobre o país no período analisado são negativos. Os picos de aparição brasileira, segundo a Media Tenor, ocorreram em abr.2010 (enchentes no Rio de Janeiro) e em jan.2011 (enchentes no Sudeste).
O país também teve exposição acima de sua média em out.2010 e nov.2010, quando ocorreu a eleição presidencial e o Grande Prêmio de Formula 1. Nesses casos, o noticiário foi positivo, afirma o estudo.
Já os temas sobre o Brasil mais abordados pela imprensa estrangeira são acidentes, futebol, eleições, minorias e crimes não-políticos. Os maiores protagonistas de notícias sobre o Brasil são as vítimas de acidentes. Esportistas aparecem em 2º lugar e a presidente Dilma Rousseff, em 3º. O ex-presidente Lula está em 6º e a economia do país é a 9ª maior representante do Brasil no noticiário externo.
Por Fernando Rodrigues
Fonte: Uol - 11/11/2011