Fonte: Estadão / 5/12/2013
Preziosa tem capacidade para 4,3 mil passageiros e é vendido por operadores de viagens como a 'joia' da temporada 2013/2014
Uma escadaria decorada com cristais é um item difícil de passar despercebido a quem conhece o maior navio da temporada de cruzeiros no Brasil, o MSC Preziosa. No hall principal, assim como a da área "vip" da embarcação (o Yacht Club), os degraus chamam atenção pelo brilho e pelo preço: R$ 16 mil por cada pisada (€ 5 mil). Com o total de cerca de 90 degraus e custo de R$ 1,4 milhão (€ 450 mil), as escadas de cristais Swarovski refletem uma tendência do setor de cruzeiros no Brasil: a sofisticação. Não é a primeira vez que a MSC investe em um atrativo deste tipo, já que o navio Fantasia também tem uma escada de cristais, mas o Preziosa, avaliado em aproximadamente R$ 1,6 bilhão (€ 515 milhões) , vai além, com o maior tobogã aquático em navios e uma piscina de borda infinita.
Com capacidade para 4,3 mil passageiros, o Preziosa virou a "joia" da temporada, na avaliação de agentes de viagem, devido ao conceito de exclusividade e de novidade que ele traz. A novidade vale para todos, pois o navio foi inaugurado neste ano, já a exclusividade se aplica melhor aos viajantes dispostos a pagar por uma das 69 cabines do Yatch Club - uma área restrita dentro do navio, com piscina exclusiva e serviços, como o de mordomo. Spa, academia, lojas, manicure, salão de beleza, barbearia e vários tipos de sauna são outros mimos para quem quer pagar mais. Os preços podem variar muito e divulgação dos pacotes para essa área vip acontece mais no boca a boca, mas operadores de viagens afirmam que já venderam pacotes de US$ 7 mil por pessoa para sete noites (R$ 16 mil).
Para as cabines comuns, os preços dos pacotes variam como os de passagens aéreas: ofertas, data e duração do cruzeiro, assim como a antecedência de compra influenciam nos valores. Mas, para a próxima temporada - do verão 2014/2015 -, a MSC afirma que é possível comprar pacotes de mini cruzeiros (três noites) a partir de US$ 299 a cabine para duas pessoas - algo em torno de R$ 700. "Os mini cruzeiros atraem principalmente o público de entrada, que nunca fez uma viagem de navio", diz Adrian Ursilli, diretor comercial e de marketing da MSC Cruzeiros.