24 de setembro de 2014

Inovação na terceirização de TI

Fonte: Infonova.com.br - 23/9/2014

Os departamentos de TI dizem que querem que seus fornecedores de terceirização de TI inovem e provedores dizem que querem fazer. Então, por que é tão rara a inovação em terceirização de TI?

Existem inúmeros obstáculos para alcançar qualquer coisa parecida com a inovação, quando se faz a terceirização, incluindo uma gestão da mudança ineficaz, uma gestão que não ajuda, habilidades inadequadas, incentivos maléficos e administradores sem autoridade. Mas a maior barreira é a inércia. Quando chega a hora de desenvolver um contrato de terceirização de TI, todos retornam para a segurança do status quo. "Uma das principais razões por trás da falta de inovação em ambientes terceirizados é demasiada ênfase na estabilidade de compradores e prestadores de serviços", diz Phil Fersht, fundador da empresa de análise de terceirização Horses for Sources. "Após a assinatura do contrato, os executivos compradores não querem qualquer barulho porque querem evitar adivinhação. O executivo do fornecedor quer que todos os seus painéis de controle tenham luzes indicadoras verdes. Cada ação tomada por ambas as partes promovem estabilidade, mas cria obstáculos - incluso suprime - a inovação.

"Para alcançar a inovação em terceirização de TI, os clientes e os fornecedores precisam agitar as coisas. E isso começa com o processo tradicional, na aquisição de serviços de TI, de reunir condições, emitir uma RFP, selecionar um provedor e assinar um contrato. Ironicamente, a contratação para a inovação tem pouco a ver com o próprio contrato, dizem especialistas em terceirização e advogados. Embora o contrato codifica a doutrina do acordo, mesmo nos relacionamentos mais inovadores e bem-sucedidos de terceirização de TI, ele fica defasado. O contrato é o resultado de uma negociação muito mais importante - uma que estabelece uma relação entre o cliente e o fornecedor de terceirização de TI que produzirá inovação, enquanto os papéis legais são deixados em uma prateleira. Para atingir esse relacionamento ideal, todas as partes devem descartar velhas noções que governam  os processos de aquisição de serviços de TI tradicionais e, em vez disso, tomar a seguinte abordagem:

Adie a RFP

No mundo de hoje de corte de custos urgente e fornecimento rápido, há uma corrida para obter a RFP. Mas os clientes de terceirização de TI precisam decidir sobre os objetivos de inovação, até mesmo, antes de pensar em solicitar propostas ou estruturar o processo de seleção de provedores.

"Se a empresa quer qualquer inovação, deve entender que o molde de corte da RFP e a negociação dirigida por preço não é um veículo eficaz", diz Bill Bierce, co-fundador do escritório de advocacia em tecnologia Bierce & Kenerson.

Defina Inovação

É mais fácil chegar a acordo sobre o que é do que não é inovação. "Inovação não é que o prestador de serviços cumpra ou exceda os compromissos de nível de serviço", diz Fersht. "Estes níveis de serviço são parte do acordo contratual entre o fornecedor e o comprador, e, portanto, deve ser cumprida, pura e simplesmente."

A verdadeira inovação poderia significar uma melhoria contínua dos processos, implementação de tecnologia emergente, novas boas práticas, transformação de TI e vantagem competitiva. A definição clara de inovação é necessária para que o contrato reflita os termos financeiros e outros a ele associados, diz Daniel Masur, sócio no escritório da empresa de advocacia Mayer Brown, de Washington DC.

O fato triste é que muitos departamentos de TI têm crescido tão obcecados em manter as coisas funcionando durante os últimos anos, que eles "perderam o contato com o espírito de inovação e conhecimento de que significa a inovação para sua empresa e sua área", diz Fersht.

Consequentemente, eles contam com o contratante para definir a inovação para eles, o que coloca o fornecedor em uma posição difícil, acrescenta Fersht. Você não pode esperar que um prestador de serviços entregue inovação significativa, sem saber quais os tipos de inovação pode ajudar o seu cliente a atingir e manter seus objetivos estratégicos.

Fersht recomenda o desenvolvimento de um plano de inovação estratégico e um processo para atualizá-lo. Deve descrever o ambiente terceirizado e as atividades realizadas internamente, e como inovar dentro da nossa estrutura.

Utilize os terceirizadores como consultores

O advogado Bierce recomenda a seus clientes que se aproximem de serviços inovadores de TI, como de um projeto de consultoria, e solicitem recomendações para a mudança de potenciais fornecedores. "Isto coloca alguns desafios para empresas de terceirização que afirmam ter negociado processos secretos para indústrias verticais, e estariam expostas, tornando públicos os segredos comerciais destas indústrias em um ambiente em que o cliente corporativo poderia simplesmente oferecer o trabalho a uma entidade independente em uma base de preços de bens ", disse Bierce. "Mas esse risco é pequeno em comparação com as oportunidades de negócios."

Certamente, fornecedores de serviços de TI enfatizam a sua empresa de consultoria como um complemento aos acordos tradicionais de terceirização de TI para levar os acordos para um nível superior.

"Eu acho que os melhores prestadores de serviços de TI começam a tentar entender as complexas e algumas vezes necessidades únicas dos profissionais de TI e de negócios", diz o analista sênior da Forrester Research, Chris Andrews. "Cada vez mais, eu vejo que as empresas procuram sessões de estratégia e metodologias para reunir TI e negócios, para discutir o papel tático e estratégico da tecnologia". Michael S. Mensik, sócio do escritório de Chicago da Baker & McKenzie, acredita que os departamentos de TI poderiam garantir melhor a verdadeira inovação passando mais tempo com os fornecedores com antecedência, antes da assinatura do contrato, análisado e modelando precisamente como a inovação será alcançada. Ele diz que ambas as partes devem discutir os processos que precisariam ser instaurados para promover a inovação, o investimento que cada parte terá de fazer, e as medidas de gestão de mudança que serão necessárias.

Enquanto provedores podem estar disposto a colocar um pouco de trabalho inicial extra para obter o negócio, grande parte desta consultoria terá um preço. "Quaisquer que sejam as pressões competitivas, os fornecedores chegarão apenas em certa medida, como parte do processo de RFP", diz Mensik. "Mas eu creio que, em muitos casos, o ROI de tal investimento, assim será considerável. Indo com um anteprojeto mais detalhado antes de compremeter-se com um provedor é, penso eu, a melhor maneira de garantir o sucesso."

Coloque todos em uma sala

Quando se trata de olhar para a inovação em um projeto de terceirização, a frase "muitos cozinheiros estragam a sopa" não se aplica. Convide todos os seus principais parceiros - tanto de negócios, como de TI e os executivos do fornecedor - a uma sala de conferências, aconselha o vice-presidente e principal analista da Forrester, John McCarthy. Em seguida, feche a porta e discutam as leis que regem a relação de terceirização de TI.

Esta abordagem assegura o compromisso dos parceiros internos principais, o que é importante para o sucesso da terceirização de TI, especialmente contratos transformacionais. "Qualquer organização que precisa mudar tem setores que resistirão", diz Bierce. "Este não é o problema do contratante, mas torna-se o seu problema, caso as fundações não estão no lugar."

Discutir sobre - e, finalmente, concordar - os detalhes do contrato estabelece um quadro de conflito destinado a aparecer no curso da relação, diz McCarthy.

"Perguntei a um CIO de uma empresa da Fortune 500 que tinha acabado de levar sua empresa a um projeto de enorme transformação com uma empresa de serviços líderes, o que tinham feito isto de forma diferente, e ele disse:" Envolvi os tomadores de decisões de negócios no processo desde o começo. Necessitei da percepção deles e o apoio que eu precisava para fazer que este projeto funcionasse", diz Forrester Andrews.

Esteja disposto a gastar

O processo médio de seleção e negociação de terceirização de TI se concentra em um ponto acima de tudo: o preço. Mas se você quiser inovação, você vai ter que pagar por isso. "A inovação custa dinheiro para a equipe de contabilidade local em termos de especialistas, os avanços de processos ou novas tecnologias", diz Fersht. "Mas os compradores são geralmente relutantes em gastar fundos suficientes nesses esforços."

Todo mundo quer valor dos terceirizadores, especialmente quando os tempos são difíceis, mas os clientes conseguirão o que pagam, especialmente se eles não foram capazes de definir claramente a inovação antes do contrato." " Os interesses das partes deve ser alinhados ", diz Masur. "É irrealista esperar que um prestador de serviços ofereça o menor preço possível, e ainda assim financie iniciativas de inovação e passe as economias resultantes para o cliente."

Mesmo que você ache que está pagando um prêmio de inovação, vale a pena se se permite verificar que os incentivos aos empregados são postas em prática pelo provedor. "Geralmente a equipe de contabilidade é altamente motivada para alcançar uma meta de lucro e a inovação afeta seu fundo discricionário", diz Fersht. Fale com o seu fornecedor sobre planos de remuneração únicos que incentivem a inovação por conta dele.

Compartilhe a riqueza

Claro, o provedor como um todo também precisa de alguma inspiração para inovar, especialmente a variedade que gera ganhos.

O conceito de compartilhar o lucro -remunerando o provedor quando os clientes se beneficiam de menores custos, aumento de receita ou eficiência melhorada - sempre foi controverso entre os clintes de terceirização de TI. Mas se há algum tempo para considerar, é quando você está procurando por algo muito além de terceirização de TI. "Eu sei o quão difícil é considerar compartilhar lucros. A discussão torna-se uma pequena joint venture, com problemas de risco, recompensa, autoridade na tomada de decisões, impedimentos institucionais e mudanças de papéis", disse Bierce. "Mas esse tipo de discussão pode ser valiosa."

Você poderia criar um fundo financiado conjuntamente para pagar iniciativas de inovação acordadas, ou compartilhar as economias geradas por projetos de inovação particulares, diz Masur. E o cliente não necessita de ter um sucesso financeiro. O cliente de terceirização de TI poderia permitir que o fornecedor use os produtos ou sistemas resultantes para prestação de serviços para outros clientes, ou desistir de seu direito de medir se um provedor alcança consistentemente altas pontuações em inovação em revisões de rendimentos.

Fonte: http://cioperu.pe/articulo/4261/innovacion-de-la-tercerizacion-de-ti/?p=2

INFONOVA Tecnologia

http://www.infonova.com.br/artigos/inovacao-na-terceirizacao-de-ti.html

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