# Companhia faz lançamentos hoje para aproximar tecnologias avançadas das PMEs e impulsionar receita
Brasil Econômico - Carolina Pereira
Mundialmente a IBM está decidida a expandir o uso de tecnologias sofisticadas, como as de análise de grandes volumes de dados, entre as pequenas e médias empresas. Para isso, a companhia faz hoje um anúncio global que tem como objetivo simplificar a adoção de aplicações como esta e impulsionar as vendas para aquelas empresas de menor porte.
A IBM estima que 2.5 exabytes de informação são criados diariamente no mundo, o que está impulsionando a necessidade das empresas analisar esta montanha de dados e conseguir transformá-la em valor para o negócio. “Antes isso era inacessível para as pequenas e médias por conta do investimento necessário”, diz Ana Zamper, que assumiu em janeiro a diretoria de hardware da IBM. A executiva atuava no braço de leasing e financiamentos da companhia.
A partir de hoje a empresa disponibiliza a tecnologia de seu microprocessador chamado Power7+, similar aos presentes no supercomputador Watson, em equipamentos “de entrada”, ao preço de US$ 5.947. O Watson ficou famoso por conseguir responder às perguntas de um programa da TV americana chamado Jeopardy!, ao competir com dois dos campeões da atração. “Pegamos tecnologias utilizadas no Watson e fizemos uma versão a um preço acessível”, afirma Ana.
A executiva não abre quais são as expectativas de venda para os lançamentos, mas os esforços que tem feito no segmento de pequenas e médias empresas mostram que a área é importante na estratégia da companhia. Em 2011 a IBM Global Financing ofereceu US$ 1 bilhão em financiamentos para ajudar clientes deste segmento a comprar equipamentos e sistemas de tecnologia. O objetivo era disponibilizar tecnologias avançadas, como as de cloud computing e análise de dados, para clientes de menor porte.
“O objetivo é reduzir custos e diminuir a complexidade”, afirma Aníbal Strianese, executivo de vendas da IBM. Para ele, as pequenas e médias estão, cada vez mais, buscando transformar informações em vantagem competitiva, e isso tem estimulado a adoção de tecnologias mais sofisticadas.
Entre os exemplos estão pequenos varejistas procurando ajuda para analisar o conteúdo social e entender as manifestações dos consumidores no mundo digital, hospitais estão lutando para analisar montanhas de dados e descobrir tendências nos dados dos pacientes, e fabricantes e distribuidores que desejam aplicar análises sofisticadas para conseguir tornar o fornecimento mais rápido e mais eficiente. Por conta de todas essas tendências, o gasto global das PMEs com TI deve chegar na casa dos US$ 600 bilhões até 2016, segundo uma pesquisa da Techaisle.
Emergentes
Além de estar de olho nas pequenas e médias empresas, a IBM também tem aumentado o foco em mercados emergentes como o Brasil. No último trimestre, a empresa registrou crescimento de 7% na receita no Brasil, Índia, Rússia e China. Globalmente a receita teve queda de 1%, para US$ 29,3 bilhões, mas mesmo assim ficou acima da previsão média de analistas. O lucro cresceu 10%, para US$ 6,1 bilhões.
Fonte: iG - 5/2/103