Marcelo Mariaca - Presidente do conselho de sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School
Muitas empresas contam com recursos e tecnologia atualizada, mas não conseguem implementar suas estratégias, inovar e obter melhores resultados por falta de lideranças capazes de energizar e orientar as pessoas.
As mudanças podem ser necessárias, mas é importante que o líder demonstre o sentido das decisões corporativas e convença os liderados a abraçá-las. Da mesma forma, de nada adiante um planejamento estratégico impecável se a liderança não consegue criar um ambiente favorável para que ele seja colocado em prática e produza resultados.
O bom líder geralmente aprecia a competição e o risco, é obcecado pela busca de resultados, só promete o que pode cumprir e age com rapidez e de forma decisiva.
A liderança deve também agir com integridade, pois só assim inspira credibilidade e conquista a confiança de seus liderados e dos públicos estratégicos da organização.
O líder deve dar autonomia às pessoas, orientá-las e incentivá-las para que superem limites, reconhecer e celebrar o sucesso dos liderados, organizar o melhor time para obter os melhores resultados e tratar todos os integrantes da empresa com respeito, justiça e equidade.
Além dessas características, os líderes podem ter qualidades que os diferenciam de outros. Alguns são formadores de equipes, ou seja, têm capacidade para identificar e valorizar os talentos, extrair deles o melhor e ajudar a melhorar o clima organizacional.
Existe o líder engajador, que defende uma ideia e mobiliza seguidores. Ele pode até não ser um exemplo de inovador e espírito visionário, mas consegue obter resultados para a empresa, melhorar a eficiência e superar metas por meio do engajamento dos profissionais que inspira e lidera.
Outros são inovadores, que pensam além de seu tempo, quebram paradigmas e antecipam tendências Há aqueles que podem ser classificados como carismáticos, que arrebatam fãs. Em outras lideranças, o traço mais marcante é a capacidade empreendedora, aqueles empresários que têm incontestável capacidade de vislumbrar novos negócios, aglutinar investidores e tirar projetos do papel.
Richard Branson, o incansável dono da Virgin, pode ser classificado em várias categorias de líderes - carismático, inovador, engajador e empreendedor.
Nem sempre a liderança reúne todas as qualidades exigidas pela organização, razão pela qual elas devem ser preparadas e aprimoradas.
Por isso, as empresas recorrem cada vez mais às consultorias especializadas em gestão de capital humano, que não apenas identificam e recrutam talentos no mercado, como também treinam as lideranças.
Esse treinamento envolve, entre outros aspectos, o alinhamento entre lideranças, equipe e estratégia de negócios nas fusões, aquisições, novas unidades de negócio; direcionamento estratégico de gestão; profissionalização organizacional; maximização do potencial de desempenho dos talentos; intervenção para ajudar a resolver problemas de desempenho; suporte à integração quando o executivo entra na organização ou é promovido.
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Marcelo Mariaca é Presidente do conselho de sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School
Fonte: Brasil Econômico - 12/11/2012