Cintia Esteves (cesteves@brasileconomico.com.br)
# Um par de sapato feito por Pires pode custar de R$ 400 a R$ 15 mil
# Estilista das celebridades vai terceirizar a fabricação de seus sapatos e criar rede de lojas
Quando o assunto é sapato, Fernando Pires é o queridinho das celebridades. Ele já calçou estrelas como Madonna, Hebe Camargo e Claudia Leitte. Mas a dedicação exigida para cuidar de pés tão preciosos fez com que o estilista deixasse de lado o próprio negócio.
"Eu sei o que acontece com cada par de sapato dentro do meu ateliê. Eu ganhei visibilidade, mas esqueci de crescer", diz Pires.
Seus sapatos custam de R$ 400 a R$ 2,4 mil e são todos feitos a mão em seu ateliê na cidade de São Vicente, litoral Sul de São Paulo. Alguns modelos, produzidos sob encomenda, podem chegar a R$ 15 mil.
Apesar de toda a badalação em torno de seus produtos, o estilista percebeu que sua empresa era muito pequena no momento que recebeu uma encomenda de 15 mil pares e viu que não tinha capacidade para produzí-los.
A solução foi buscar ajuda. Pires, que é formado em arquitetura, chamou uma amiga de faculdade, Maria Tereza Dores, para ser sua sócia. A empresária é dona da editora de livros SBS e de um escritório de arquitetura.
E para dar uma acelerada na produção dos sapatos, a dupla convidou Wladimir Saprudsky. O empresário teve uma fábrica de sapatos em Novo Hamburgo (RS) por dez anos que produzia para marcas como Le Lis Blanc, Daslu e Animale.
Agora ele está a procura de fabricantes - um no interior de São Paulo e outro na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul - para cuidar da produção de Fernando Pires. A ideia é que a marca passe de uma produção mensal de 750 pares por mês para quase 4 mil.
"O Fernando vai continuar aprovando as mostras de sapatos no ateliê de São Vicente. Só então eles seguirão para as fábricas responsáveis pela produção", diz Saprudsky.
Com a produção fortalecida, também está nos planos investir em uma rede de lojas com a marca que leva o nome do estilista. "Estamos estudando abrir unidades no modelo de franquia", afirma.
Para ele, há espaço para unidades em São Paulo, além de Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília. Também há a intenção de levar a marca para o exterior.
"Estamos negociando com um empresário libanês. Ele quer abrir oito lojas em países como Líbano e Turquia", diz.
Atualmente, os sapatos são vendidos na loja de Fernando Pires, localizada em um bairro nobre da capital paulista, em seu site e em 12 varejistas multimarcas. "Devemos chegar a 80 multimarcas nos próximos dois anos", afirma Saprudsky.
Próximos passos
A empresa vai participar pela primeira vez da Couro Moda, uma das principais feiras do segmento, que acontece em janeiro na capital paulista.
"Após a feira vamos efetivar nosso plano de franquias e incrementar nossa participação no mercado interno. Colhidos estes resultados, daremos ênfase às exportações", afirma Maria Tereza Dores.
Atualmente as vendas de Fernando Pires somam R$ 400 mil por mês. A ideia é que esta cifra salte para R$ 1,25 milhão até a metade do ano que vem.
Fonte: Brasil Econômico - 27/12/2012