09 de maio de 2011

Exportações alemãs sobem 7,3% em um mês e batem recorde

A Alemanha registrou em março o maior valor já assinalado de suas exportações, segundo dados divulgados nesta segunda-feira.

As exportações em março somaram 98,3 bilhões de euros (cerca de R$ 225 bilhões), uma alta de 7,3% em relação ao desempenho de fevereiro e de 15,8% em relação a março do ano passado.

É o montante mais elevado desde que o nível de exportações começou a ser medido, em 1950.

O valor das importações em março também foi o maior desde 1950, tendo alcançado um total de 79,4 bilhões de euros, alta de 3,1% em relação a fevereiro e de 16,9% comparado a março do ano passado.

DÉCADA DE OURO

A Alemanha é o segundo maior exportador mundial, ficando atrás apenas da China.

"'A Alemanha está à beira de uma década de ouro", afirmou Chrstian Schulz, do Banco Berenberg.

Outro analista do setor financeiro, Cartsen Brzeski, da consultora ING, disse que a economia alemã "está agora transitando com suavidade".

As cifras recordistas da Alemanha são sinais fortes de que há "duas marchas" na zona do euro.

Enquanto as economias da Alemanha e da França continuam a crescer de forma robusta, outras, como as da Grécia e de Portugal estão lutando contra um cenário de elevadas dívidas públicas.

Fonte: Uol - 9/5/2011

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.